Por unanimidade, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) escolheu os desembargadores Lourdes Azevêdo e Ricardo Procópio para comandar o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) no biênio 2024-2026. Lourdes Azevêdo será a nova presidente, enquanto Ricardo Procópio assume os cargos de vice-presidente e corregedor da Corte Eleitoral. Os desembargadores Vivaldo Pinheiro e Saraiva Sobrinho foram eleitos como suplentes.
A escolha ocorreu devido ao término do mandato dos atuais dirigentes, desembargadores Cornélio Alves (presidente) e Expedito Ferreira (vice-presidente e corregedor), que se encerra em 31 de agosto. O presidente do TJRN, desembargador Amílcar Maia, expressou confiança de que o TRE-RN continuará a realizar um trabalho de excelência. “Apresento meus parabéns aos novos dirigentes e desejo toda a sorte aos novos dirigentes”, afirmou.
A nova presidente do TRE-RN, desembargadora Lourdes Azevêdo, ressaltou seu compromisso com o respeito às leis e à Constituição e agradeceu aos colegas pela confiança. Ela também destacou a importância da Corte Eleitoral na condução das eleições gerais e municipais, principalmente esta última, que será realizada em menos de três meses.
“O TRE-RN desempenha um papel crucial, especialmente nas eleições municipais que se aproximam. Juntamente com o desembargador Ricardo Procópio, enfrentaremos os desafios com coragem e respeito. Parabenizo também os suplentes, desembargadores Vivaldo Pinheiro e Saraiva Sobrinho”, disse Lourdes Azevêdo.
Por sua vez, o vice-presidente e corregedor do TRE-RN, desembargador Ricardo Procópio, expressou sua satisfação com a indicação e a alegria de retornar à Justiça Eleitoral, que ele classificou como “uma das áreas mais importantes da magistratura”. Ele afirmou que ambos estão “prontos para os desafios que virão e faremos o nosso melhor”.
“A Justiça Eleitoral é uma das habilidades mais importantes da magistratura, todo juiz sabe disso. Para mim é uma alegria muito grande. É um desafio por chegar próximo às eleições e um desafio por ser uma atividade cumulativa com a que já temos no Tribunal, que é uma carga intensa. Nos desdobraremos para tentar estar à altura”, falou Ricardo Procópio.
O atual presidente do TRE-RN, desembargador Cornélio Alves, se colocou à disposição para apoiar a transição de cargos aos novos dirigentes. “Parabenizo a desembargadora Lourdes Azevêdo e o desembargador Ricardo Procópio pela eleição. Estamos prontos para a transição e à disposição para qualquer informação necessária”, afirmou.l
Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/tjrn-elege-novos-dirigentes-para-o-tre-rn-no-bienio-2024/