TJRN alerta cidadãos para golpe com uso de nomes de magistrados e advogados

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) emitiu um alerta à população sobre um novo golpe sofisticado que tem como alvo pessoas à espera de benefícios judiciais. A estratégia dos fraudadores envolve o envio de uma mensagem via WhatsApp, acompanhada de um documento em PDF que simula uma sentença judicial. Após estabelecer contato com a vítima, o fraudador se faz passar por advogado e solicita uma transferência de dinheiro via pix, explorando o desconhecimento da vítima em questões legais.

Segundo o juiz auxiliar da Presidência do TJRN, Diego Cabral, os fraudadores chegam a utilizar nomes de advogados e magistrados reconhecidos no estado para conferir credibilidade ao golpe. A sofisticação do esquema inclui até mesmo a utilização de números de processo reais, porém não relacionados ao assunto abordado na mensagem fraudulenta.

Embora os idosos sejam os alvos preferenciais, pessoas de todas as idades podem cair na armadilha. Para evitar ser vítima deste tipo de golpe, o TJRN recomenda algumas medidas simples:

  • Verificar o número do processo através da consulta pública do Processo Judicial Eletrônico (PJE) no portal do TJRN.
  • Consultar um advogado para confirmar a veracidade do assunto tratado na mensagem.
  • Checar se o nome do advogado que enviou a mensagem corresponde ao profissional responsável pelo processo.
  • Lembrar-se se possui algum processo em tramitação na Justiça Estadual e em qual área pertence.

Os fraudadores, neste novo esquema, utilizam inclusive o nome de magistrados e o cabeçalho com nome de autoridades do Poder Judiciário do RN para dar credibilidade à fraude. O objetivo final é persuadir a vítima a realizar a transferência via pix, sob a falsa alegação de que é necessária para receber um suposto valor decorrente de uma decisão judicial.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/tjrn-golpe-nomes-de-magistrados-e-advogados/