TJRN realiza abertura oficial da 1ª Semana Nacional dos Juizados Especiais no Estado

Os Juizados Especiais estão próximos à sociedade trazendo celeridade e eficiência de forma acessível. Buscando divulgar esse importante sistema que faz parte do Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está promovendo a 1ª Semana Nacional dos Juizados Especiais, até o dia 7 de junho. No Rio Grande do Norte, a abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira 3, no auditório do Fórum Fazendário, Djanirito Moura.

Além do presidente do Tribunal, Almícar Maia, estiveram presentes no evento de abertura os desembargadores Virgílio Macêdo Jr., desembargador presidente dos Juizados Especiais no RN; Saraiva Sobrinho, coordenador do Núcleo de Ações e Projetos Socioambientais do TJRN; e Ricardo Procópio, recém-empossado na Corte de Justiça, mas que passou os últimos anos atuando no sistema de Juizados, na Primeira Turma Recursal. Além deles, estiveram presentes os magistrados Cleanto Pantaleão, juiz coordenador dos Juizados Especiais, e Bruno Montenegro, que representou a Vice-Presidência enquanto juiz auxiliar.

Leia também: TJRN aprova projeto de lei para extinguir cargos efetivos e substituir por comissionados

No início da cerimônia de abertura da Semana, o servidor do Memorial da Justiça, Halyson Oliveira, fez uma breve explicação do histórico dos Juizados dentro do TJRN, e a servidora Rosane Batista, que trabalha no sistema dos Juizados há 11 anos, declamou poesia que escreveu em homenagem ao serviço prestado diariamente aos jurisdicionados. O psicólogo Yves Martins encerrou o evento com a palestra “Conexões Saudáveis no Poder Judiciário: ferramentas para identificar e favorecer a saúde mental no trabalho”, aos servidores presentes.

O juiz coordenador dos Juizados Especiais, Cleanto Pantaleão, explicou que a Semana foi instituída pelo CNJ voltada à gestão dos Juizados, e o TJRN abraçou esse evento que se debruça sobre o aprimoramento da atividade prestada. “Nós contamos com todos os colegas, colaboradores, teremos várias atividades, uma programação bem extensa, inclusive com ação social”, pontuou o magistrado.

Para o desembargador Virgílio Macêdo Jr., os Juizados Especiais são a face do dinamismo dentro da Justiça. “Nesse momento, o Juizado tomou uma nova dimensão. Então, o CNJ recomendou a realização dessa Semana em todos os estados da Federação. Nós aqui estamos realizando a nossa com uma pauta muito cheia e muito agradável para todos, não só os que integram o sistema, mas as pessoas também de fora, que nós vamos ter atividades também externas”.

Programação

A 1ª Semana Nacional dos Juizados Especiais terá programação durante todos os dias entre 3 e 7 de junho. Confira as ações da semana:

4 de junho – Terça-feira

Entrevistas sobre a atuação e serviços prestados pelos Juizados Especiais aos jurisdicionados

5 de junho – Quarta-feira

10h – Abertura com os temas “O reflexo da Turma de Uniformização no 1° Grau” e “Gerenciamento de Indicadores de Desempenho com GPSJUS”.

Público-alvo: Magistrados

10h30 – Palestra “A Cooperação Judiciária no Combate às Demandas Predatórias”, ministrado pela magistrada Sulamita Pacheco.

Público-alvo: Magistrados

Local: Auditório dos Juizados Especiais – Fórum Jalles Costa

6 de junho – Quinta-feira

9h às 12h 

Ação Social promovida pelos Juizados Especiais (Chuveiro Solidário)

Público-alvo: público interno e externo

Local: Praça Sete de Setembro

7 de junho – Sexta-feira

10h30 – Palestra “Novas Interpretações da Lei 9.099/95: Propostas para reflexão”, ministrada pelo professor e advogado Alexandre Flexa.

Público-alvo: juízes(as), servidores(as), conciliadores(as) exclusivos(as) dos juizados especiais, juízes(as) leigos(as), estagiários(as) e demais colaboradores(as) dos Juizados Especiais.

Local: Auditório do Fazendário – Fórum Djanirito Moura

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/tjrn-semana-nacional-juizados-especiais/