A Universidade Estadual do Ceará (Uece) reafirmou seu compromisso com a qualidade do ensino superior ao apresentar bons resultados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023. A universidade ficou com o 2º lugar no ranking do IGC entre as universidades estaduais do Norte/Nordeste, consolidando sua posição de destaque no cenário nacional. O índice contínuo da Uece subiu para 3,60, mantendo-se na faixa 4 (em uma escala que vai de 1 a 5) e se aproximando da pontuação necessária para alcançar a faixa máxima, que é 3,94.
Além de se destacar no Enade, a universidade também teve boa nota no Índice Geral de Cursos (IGC). Os números foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última sexta-feira (11).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
De acordo com o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, a evolução do IGC é um reflexo de um trabalho contínuo em prol da qualidade acadêmica. “Nos últimos anos, a Uece tem consolidado importantes conquistas na democratização da educação superior no Ceará, fortalecendo o ensino, a pesquisa e a extensão, além de promover avanços significativos na infraestrutura”, afirmou. O reitor destacou ainda a Política de Expansão e Interiorização da universidade, que visa aproximar a instituição da população cearense, especialmente no interior do estado.
Uece se destaca nas áreas da saúde Norte/Nordeste
A edição de 2023 do Enade avaliou cursos de graduação na área da saúde, e a Uece obteve resultados expressivos, com destaque para o curso de Nutrição, que recebeu conceito 5, a nota máxima da avaliação. Outros cursos da área, como Medicina, Enfermagem e Medicina Veterinária, também foram avaliados, com a maioria alcançando o conceito 4, indicando a excelência da formação oferecida pela universidade.
No ranking nacional, o curso de Nutrição da Uece se destacou como o 2º melhor entre as universidades estaduais do Norte/Nordeste e o 5º entre as estaduais do Brasil. No Conceito Preliminar de Curso (CPC), a Uece ocupou o 3º lugar entre as universidades estaduais do país e o 2º lugar na região Norte/Nordeste.
“Os resultados do Enade e do IGC demonstram que estamos no caminho certo. A ampliação dos cursos de saúde, especialmente com a Medicina, e a vinculação a hospitais universitários e centros de pesquisa em saúde garantem a qualidade da formação dos nossos estudantes. A dedicação da nossa comunidade acadêmica reflete diretamente em benefícios para a população cearense”, afirmou o reitor.
Compromisso com a qualidade e o futuro dos estudantes
A avaliação do Enade e os indicadores do IGC são fundamentais para medir a qualidade do ensino superior no Brasil, e os resultados da Uece reforçam o papel da instituição no fortalecimento da educação pública e da formação de profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho, especialmente nas áreas da saúde.
O bom desempenho da Uece nas avaliações também demonstra o impacto positivo de suas políticas de expansão, que visam não apenas a qualidade acadêmica, mas também a inclusão e a oferta de educação superior de excelência para o maior número possível de cearenses.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também| Ministério da Saúde lança Caderneta de Saúde da Criança com todos os dados de vacinação
Fonte: https://gcmais.com.br/noticias/2025/04/12/uece-e-a-2a-colocada-no-norte-e-nordeste-em-qualidade-de-cursos-aponta-avaliacao-do-mec/