Amazonas analisou mais de 9 mil amostras de água para consumo humano em 2024

O Programa de Vigilância da Qualidade da Água de Consumo Humano (Vigiagua), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), analisou 9.063 amostras de água em 2024 em 30 municípios do estado. O objetivo é garantir que a água consumida pela população atenda aos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 888/2021, prevenindo doenças transmitidas pela água.

Monitoramento e ações corretivas

As equipes municipais, supervisionadas pela FVS-RCP, coletam amostras em sistemas de abastecimento, poços artesianos e rios. As análises verificam parâmetros como turbidez, pH, cor e presença de coliformes fecais. Quando irregularidades são detectadas, ações corretivas são imediatamente implementadas, com orientações às autoridades locais.

Distribuição de hipoclorito e conscientização

Em 2024, a FVS-RCP distribuiu 5,3 milhões de unidades de hipoclorito de sódio a 2,5% para municípios enfrentarem problemas como a estiagem. Além disso, o programa promove a conscientização da população sobre a importância do cuidado com a água, desde a captação até o consumo.

Importância para a saúde pública

Tatyana Amorim, diretora da FVS-RCP, destacou que o Vigiagua é essencial para a saúde pública. “Garantir água de qualidade é um dos pilares para prevenir doenças e promover o bem-estar da população”, afirmou.

Leia mais:

Lancha vai ajudar no monitoramento da qualidade da água em praias de Manaus

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Fonte: https://emtempo.com.br/383700/amazonas/amazonas-analisou-mais-de-9-mil-amostras-de-agua-para-consumo-humano-em-2024/