A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) destacou a redução de 49,2% na mortalidade materna durante a abertura do 6º Seminário de Enfermagem em Saúde da Mulher, realizado nesta sexta-feira (11), em Manaus. O evento apresentou dados que indicam uma queda histórica entre 2023 e 2024, reforçando o compromisso do Governo do Amazonas com a saúde das mulheres.
“Conseguimos reduzir os índices em 2024, o melhor resultado dos últimos dez anos. A Secretaria de Estado de Saúde está com um processo de trabalho cada vez mais inovador e com qualidade, para podermos manter e melhorar ainda mais esse desempenho”, afirmou a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.
Tecnologias fortalecem assistência à mulher no interior
Com o tema “Tecnologias Inovadoras para Prevenção da Mortalidade Materna no Amazonas: Desafios e soluções futuras”, o seminário reuniu especialistas e representantes de instituições estaduais e municipais no auditório da Faculdade Martha Falcão, na zona sul de Manaus.
A secretária Nayara Maksoud reforçou o papel das novas tecnologias na assistência à saúde das mulheres, especialmente no interior do estado, onde as barreiras geográficas dificultam o acesso.
“O Governo do Amazonas tem trabalhado para colocar essas soluções em prática, também através da Telemedicina, ampliando o acesso à saúde, especialmente no interior do estado. As gestantes são um grupo prioritário. E o objetivo é garantir mais acesso, qualidade na assistência e atenção especial para que possamos melhorar, cada vez mais, os indicadores da saúde materna”, destacou a secretária da SES-AM.
Debates e capacitação integraram a programação
A programação contou com mesas-redondas sobre o panorama da mortalidade materna no estado, apresentação de casos de sucesso com uso de tecnologias, estratégias de prevenção e minicursos para atualização profissional.
O evento, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), buscou integrar conhecimento técnico e propostas inovadoras para qualificar a assistência à saúde da mulher no estado.
Leia mais:
Cresce mortalidade materna no Brasil e no Amazonas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Fonte: https://emtempo.com.br/391162/amazonas/amazonas-reduz-mortalidade-materna-em-492-aponta-ses-am/