O apagão que atingiu Manaus e municípios do Amazonas na noite de terça-feira (2) levou quase 3 horas e 40 minutos para ser totalmente normalizado. A interrupção no fornecimento de energia começou às 22h06, após o desligamento da linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Oriximiná, que integra o Sistema Interligado Nacional (SIN).
O Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou a recomposição da carga às 22h54, e a normalização total do serviço foi concluída por volta de 1h45 desta quinta-feira (3).
Além da capital, cidades como Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara também tiveram os fornecimentos normalizados.
Falta d’água
A concessionária Águas de Manaus informou que o blecaute impactou diretamente o sistema de tratamento e distribuição de água. Com isso, todas as regiões da cidade podem enfrentar oscilações ou interrupções no abastecimento. O serviço de água segue em normalização gradual.
Série de apagões
Este foi o terceiro apagão registrado em Manaus e na Região Metropolitana em menos de um mês. No dia 27 de março, uma falha na linha de transmissão 230 kV Lechuga-Manaus deixou várias áreas sem energia. Antes disso, em 7 de março, um problema na linha 500 kV Jurupari-Silves causou um apagão generalizado, afetando também municípios do interior. Em algumas localidades, a energia só foi completamente restabelecida após mais de seis horas.
Leia mais
Terceiro apagão em um mês atinge Manaus e todo o Amazonas
Apagão em Manaus causa falta d’água; serviço volta aos poucos
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Fonte: https://emtempo.com.br/388127/amazonas/apagao-no-amazonas-energia-levou-quase-3h40-para-ser-restabelecida/