Banho, fé e tradição: ervas de São João atraem paraenses ao Ver-o-Peso
Banho, fé e tradição: ervas de São João atraem paraenses ao Ver-o-Peso
Banho, fé e tradição: ervas de São João atraem paraenses ao Ver-o-Peso
Banho, fé e tradição: ervas de São João atraem paraenses ao Ver-o-Peso
A busca pelo tradicional banho de São João movimentou o setor das ervas no Ver-o-Peso, nesta terça-feira, 24, dia de São João, santo importante para a história do Cristianismo, que preparou o caminho de Jesus. Seja engarrafado e pronto para uso ou com as ervas separadas para fazer o banho em casa, a mistura promete trazer boas energias, amor, saúde, paz e prosperidade. Contudo, as erveiras são categóricas: antes de se banhar, é preciso ter fé.
O período de procura não é por acaso, pois durante o mês de junho é que são cultivadas algumas folhas e ervas que não são encontradas em outras épocas do ano. “A erva e a capelinha de São João, o trevo cumaru, o cipó-caatinga, o cipó-uíra, todos são encontrados só nessa época, por isso o banho é tão especial”, explica a erveira Miraci Alexandre. Questionada sobre a busca pelo produto, ela afirma que “independente de classe social, todo mundo compra o banho, pois é um atrativo”.
Foi o caso de dona Bernadete Santos, que buscou as ervas para fazer o banho em casa. Ela distribui uma quantidade para os amigos e familiares interessados. “É uma tradição que veio dos meus avós, da minha mãe e eu continuei, um costume que vem desde criança. É uma energia boa, eu me sinto muito bem”, pontua. O banho é considerado um atrativo e pode ser tomado da cabeça aos pés, sempre mentalizando energias positivas e os objetivos que o devoto quer alcançar.
Foto celso Rodrigues/ Diário do Pará.
O sucesso do banho depende de um fator principal: a fé. “Ela move montanhas. Então se você disser que o banho não vai ser bom, não vai adiantar. Tem que ter fé, tomar o banho se energizando para dar tudo certo”, pontua Miraci. Além do corpo, também é possível jogar na casa para “harmonizar, abrir os caminhos e trazer bons fluídos”. Quem perdeu a oportunidade de procurar a mistura ontem, ainda pode procurar pelas ervas até o final do mês. “Ainda tem São Pedro!”, brinca a erveira Márcia Cardoso. “Quem ainda não experimentou, venha sentir as vibrações positivas que as erveiras do Ver-o-Peso tem”, finaliza.
História de São João
História – São João é considerado como precursor do Cristo e tem grande relevância para a Fé Católica: é o único santo, além da Virgem Maria, de quem a Liturgia da Igreja celebra o nascimento terreno. Filho de Isabel e Zacarias, foi fruto de um milagre, pois Isabel já o concebeu na velhice. Quando sua mãe recebeu a visita de Maria, João Batista saltou de alegria no ventre, demonstrando que mesmo ainda pequeno, já reconheceu seu primo, Jesus, como a grande salvação da humanidade da qual ele, João, seria a principal “voz” enunciadora.
Adulto, João Batista não cessava de chamar os homens à conversão, advertindo: “Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo” e passou a ser conhecido como profeta. Alertava o povo para a proximidade da vinda do Messias e praticava um ritual de purificação corporal por meio de imersão dos fiéis na água, para simbolizar uma mudança interior de vida. Após ter batizado o próprio Jesus, afirmou: “Agora a minha alegria é completa. Ele deve crescer e eu, ao invés, diminuir”. Assim, sua missão estava cumprida.
Fonte: https://diariodopara.com.br/belem/banho-fe-e-tradicao-ervas-de-sao-joao-atraem-paraenses-ao-ver-o-peso/