Bar Suíço fecha as portas e deixa um vazio na alma boêmia de Belém

Depois de 55 nos de atividades ininterruptas o “Bar Suíço”, que fez a alegria de muitos boêmios no bairro do Marco, encerrou suas atividades no último dia 03/04, graças a um aumento desproporcional no valor do aluguel do prédio localizado na Tv. Lomas Valentinas com av. Rômulo Maiorana. Ao invés de placas e cartazes anunciando as comidas e bebidas que fizeram o sucesso do local, hoje resta apenas um aviso de “Aluga-se este ponto comercial”.

“Infelizmente os micro e pequenos empresários sofrem muito aqui no Brasil. Pagava R$ 3 mil de aluguel e o proprietário do imóvel queria assinar um novo contrato subindo para R$ 10 mil. Mais do que triplicando o valor que pago hoje. Ficou inviável, totalmente fora da nossa realidade. Fiquei seis meses negociando e tentando um valor menor, mas não teve jeito”, lamenta o empresário Igor Cruz Soares, que administrava o negócio.

Fechamento do Bar Suíço e Impacto no Comércio Local

Ele diz que não existe a menor possibilidade do bar voltar a reabrir este ano. “Temos uma parceria com uma cervejaria e estamos com um projeto de reabrir o bar em outro local. Seria um bar especializado em Samba, mas ainda não temos local. É só um projeto ainda”, diz Igor, que continua atuando como empresário, só que no ramo de autopeças.

O Bar Suíço abriu em 1970 pelo avô de Igor. Depois o negócio passou para a sua mãe e ele cuida sozinho do negócio desde fevereiro de 2020, época do início da pandemia.

Aumento dos Aluguéis e a COP 30

“Infelizmente a realização da COP 30 aqui fez crescer a ganância de muita gente que vem cobrando aluguéis abusivos e surreais, prejudicando empresários como eu, que acabam por ter que encerrar seu negócio. Tinha muitos clientes fiéis que lamentaram demais o fechamento, mas não há nada que eu possa fazer…”, lamenta Igor, que empregava 6 funcionários.

Fonte: https://diariodopara.com.br/belem/bar-suico-fecha-as-portas-e-deixa-um-vazio-na-alma-boemia-de-belem/