Cabos de energia são furtados e Praça Santuário fica no escuro

A Praça Santuário, um local de fé e devoção, teve, mais uma vez, cabos de energia furtados, o que ocasiona problemas aos visitantes. Para quem trabalha ou procura transitar pelo espaço, localizado em frente à Basílica de Nazaré, em Belém, se depara com o local escuro e com insegurança.

“Imagine você sair da sua casa para passear em um espaço de turismo, que deveria ser bem cuidado, mas simplesmente encontrar o local sem nenhuma segurança à vista? Se eles roubaram os cabos, quem dirá eu? Não venho mais aqui enquanto não ver uma boa iluminação, não tem como ficar tranquila aqui”, relata Amália Santos, estudante.

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) registrou o caso no último dia 18 de julho, em nota. Segundo a nota, pela quinta vez em menos de 30 dias, houve furto dos cabos que dão acesso a iluminação do espaço e, consequentemente, apresentando “constantes roubos, furtos, brigas, venda e consumo de drogas, nas proximidades da Basílica Santuário de Nazaré, local de fé e devoção”.

No local, testemunhas afirmam que situação apresenta risco à segurança. “Eu lembro que gostava muito de frequentar esse lugar, mas, hoje, não me atrevi a entrar nesse espaço. Além de estar escuro, de vez em quando sai umas brigas de moradores de ruas”, afirma Maicon Lima, estudante.

Situação que repercute no trabalho do vendedor William Araujo. “Me diz quem iria vir comer em um local escuro e que todo tempo tem briga? As pessoas que vinham aqui, tirar fotos e rezar, simplesmente decidem passar. Cansei de ver assaltos aqui e quando eu posso, e consigo ajudar, mas é tudo muito arriscado. Sem luz não dá”, expõe.

Procurada pela equipe do Diário do Pará, a Guarda Municipal de Belém comunica que não procede a informação sobre furto de cabos na Praça Santuário, no dia 18 de julho. O órgão diz que os agentes da GMB realizam, constantemente, abordagens e busca de pessoas suspeitas que circulam na área da praça e, quando necessário, é feita apreensão de produtos ilícitos e dispersão de pessoas que utilizam irregularmente o local.

Fonte: https://diariodopara.dol.com.br/belem/cabos-de-energia-sao-furtados-e-praca-santuario-fica-no-escuro-140882/