A Prefeitura de Manaus continua a campanha de vacinação contra a gripe de 2024, com oferta da vacina para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com aplicação em mais de 160 pontos distribuídos em todas as zonas da capital.
A campanha de 2025 está prevista para começar no segundo semestre, seguindo o calendário específico da região Norte.
Grupos prioritários e importância da imunização
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforça a importância da imunização, especialmente para os grupos prioritários:
“As pessoas desses grupos são as mais vulneráveis à gripe e às suas complicações. Ao receberem as doses oferecidas nas salas da Semsa, elas evitarão as síndromes gripais causadas pelo vírus influenza, com risco menor de internação ou óbito”, disse.
Os grupos prioritários incluem crianças menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos e indígenas.
Shádia lembra que, diferentemente de outras regiões do país, a vacinação na região Norte ocorre no segundo semestre. Em 2024, a campanha começou em 2 de setembro e foi prorrogada até o final de julho de 2025, com a ampliação da oferta para todo o público.
“Com a ampliação da campanha, buscamos dar oportunidade a mais pessoas de ter acesso à vacinação contra a gripe. Quem não tomou sua dose no último ano pode ir a qualquer sala da Semsa e receber a vacina”, afirmou.
Locais, documentos e contraindicações
A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, informa que a vacina é gratuita e aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Para receber a vacina, basta ir a uma das mais de 160 salas da rede municipal com um documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS, e, se possível, o cartão de vacina”, orienta.
Os locais e horários de funcionamento podem ser consultados no site da prefeitura:
manaus.am.gov.br/semsa/wp-content/uploads/sites/8/2024/11/Salas-de-Vacina-contra-Influenza.pdf
Segundo Isabel, a vacina utilizada é a gripe trivalente, considerada segura, eficaz e compatível com outras vacinas do calendário nacional.
“A única restrição é para pessoas com febre aguda ou diagnóstico recente de Covid-19. Nesses casos, é necessário aguardar a recuperação para se vacinar”, explicou.
Cobertura vacinal e dados atualizados
Desde o início da campanha, Manaus já aplicou 566.528 doses, o que representa uma cobertura vacinal de 60,65% da população-alvo, estimada em 709.530 pessoas. Os dados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), atualizados até 6 de abril.
Demais públicos atendidos pela campanha
Além dos grupos prioritários citados, também são incluídos:
- Trabalhadores da saúde
- Professores dos ensinos básico e superior
- Pessoas em situação de rua
- Forças de segurança e salvamento
- Quilombolas
- Forças Armadas
- Pessoas com doenças crônicas ou deficiências permanentes
- Caminhoneiros, portuários e motoristas de transporte coletivo
- Funcionários e internos do sistema prisional
- Jovens entre 12 e 21 anos em medidas socioeducativas
Leia mais:
Saúde prorroga vacinação contra gripe até janeiro, no Amazonas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Fonte: https://emtempo.com.br/389603/amazonas/campanha-contra-gripe-segue-em-manaus-com-160-pontos-de-vacinacao/