Exército, Marinha e Aeronáutica se unem para garantir segurança na COP 30 em Belém

As Forças Armadas — Exército, Marinha e Aeronáutica — atuarão de forma integrada no Comando Operacional Conjunto Marajoara, estrutura criada pelo Ministério da Defesa para coordenar as ações de segurança e defesa durante a COP 30, que será realizada em novembro em Belém (PA).

A reunião de abertura do planejamento e ativação do Comando Operacional ocorrerá nesta segunda-feira (9), no Comando Militar do Norte, com a participação de militares das três Forças, que estarão envolvidos no planejamento operacional do evento, atendendo às determinações da Portaria Nº 2263 do Ministério da Defesa.

O Comando Conjunto Marajoara funcionará de maneira temporária e episódica, atuando na segurança dos eventos vinculados à COP 30 no período de 4 a 23 de novembro. A responsabilidade pela organização e estabelecimento do Comando Conjunto é do Exército Brasileiro, que contará também com a cooperação dos órgãos de segurança pública.

Para a COP 30, serão empregadas as chamadas Forças Especializadas de Emprego Estratégico, englobando defesa antiaérea; defesa química, biológica, radiológica e nuclear; guerra eletrônica — com ênfase na defesa antidrone; defesa cibernética; operações antiterror; além de motociclistas para escoltas e militares especializados em inteligência. As missões do Comando Operacional Conjunto Marajoara serão similares às realizadas em grandes eventos anteriores, como o G20 em 2024.

No início deste ano, dentro da Operação Marajoara, o Comando Militar do Norte instituiu um Grupo de Trabalho em parceria com as agências envolvidas na COP 30 para coordenar as ações relacionadas ao evento e facilitar a interlocução com órgãos públicos. Essa iniciativa visa alinhar protocolos, elaborar planos de contingência e definir claramente funções e responsabilidades.

Planejamento e Segurança para a COP 30

O planejamento operacional seguirá até 17 de junho, no Quartel General Integrado (QGI) do Comando Militar do Norte. Após essa fase de integração e alinhamento, cada Força realizará seu planejamento tático específico. O objetivo principal é garantir a ordem, segurança e a proteção da população durante a realização da COP 30.

Fonte: https://diariodopara.com.br/belem/exercito-marinha-e-aeronautica-se-unem-para-garantir-seguranca-na-cop-30-em-belem/