Belém – Na sexta-feira (25), foi realizado o “Fórum Municipal de Debates e Bem-Estar Animal”, no Palácio Antônio Lemos, onde funciona a Prefeitura Municipal de Belém. O evento foi uma iniciativa da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).
O evento foi resultado da disciplina “Etologia e Bem-Estar Animal”, ministrada pelo professor Djacy Ribeiro aos alunos do curso de Medicina Veterinária da Ufra, que elaboraram um seminário sobre os principais problemas dos animais de Belém. Dividido em dois momentos, o debate contou com apresentação dos 40 docentes com abordagem de nove temas relevantes sobre as questões que envolvem três grupos de animais: domésticos (cães e gatos), silvestres e de tração.
No segundo momento, representantes de entidades e órgãos que trabalham com a causa animal debateram o assunto.
Estiveram presentes o prefeito de Belém, Igor Normando, além de representantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), do Comando de Policiamento Ambiental do Estado do Pará, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), da Polícia Científica do Estado do Pará (PCEPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PA), e das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Proteção Animal (Sepda).
Segundo o coordenador do Projeto Carroceiro (Ufra) que atua há 22 anos no combate aos maus-tratos de animais, o objetivo era jogar luz sobre essa realidade. “Temos alguns projetos de lei, projetos de regulamentação, então nós queremos políticas públicas e que os órgãos conversem entre si. Algumas resoluções não há necessidade de investimento, e sim de atitudes administrativas”, disse Djacy Ribeiro.
PROPOSTAS
Entre as principais propostas estavam o controle populacional de cães e gatos; a regulamentação das “fábricas de filhotes”; projeto de adoção e tutoria responsável; projeto de castração; o fluxo de atendimento de animais silvestres encontrados no espaço urbano; e a proposta do Santuário de Equinos para animais de tração, como os cavalos.
O prefeito destacou a importância da análise para a construção de iniciativas de proteção animal que dialoguem entre os órgãos competentes.
“É um momento de discussão, de apresentação de propostas e a gente tem que fazer com que essas propostas virem realidade através de política pública. É isso que nós vamos fazer através da reformulação do hospital veterinário, do lançamento da clínica pública municipal de atendimento veterinário gratuito e tantos outros projetos que temos ao longo dos anos para poder apresentar à população”.
Fonte: https://diariodopara.com.br/belem/forum-municipal-debate-protecao-animal/