Um incêndio de grandes proporções atingiu um apartamento no oitavo andar de um prédio residencial de 18 andares, na travessa Barão do Triunfo, entre as avenidas Almirante Barroso e Rômulo Maiorana, no bairro do Marco, em Belém. O fogo começou por volta das 6h30 desta terça-feira (25). Segundo o morador do imóvel, a possível causa do incêndio pode ter sido um ventilador. Não houve feridos. O caso será investigado por perícia.
Quatro equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foram mobilizadas. Segundo o tenente-coronel Willames Andrade, responsável pela operação, a situação foi registrada pelos moradores do edifício vizinho, que acionaram a corporação às 6h40, chegando ao local em cerca de dez minutos. Quando os bombeiros chegaram até o local, o apartamento já estava desocupado e as chamas podiam ser vistas de longe. No entanto, quando a situação começou a ocorrer, no imóvel estavam o empresário João Luiz Martins, de 28 anos, e a tia, proprietária do espaço.
João Luiz Martins relatou os momentos de pânico ao perceber o incêndio, às 6h30, quando iria sair para correr. “Tinha acabado de sair do banho quando ouvi um barulho estranho. Abri a porta do banheiro e vi uma luz vermelha intensa. Quando percebi que era fogo, tentei desligar o disjuntor e pegar o extintor junto com um vizinho. Mas, quando voltei, começaram a cair placas de gesso no meu ombro e na minha cabeça. Foi aí que percebi que não dava mais para tentar conter o fogo e precisei sair”, contou.

Sobre a suspeita do que poderia ter causado o ocorrido, João considera: “a gente acha que foi o ventilador, [ele] era o único objeto elétrico que estava ligado naquele momento”. O apartamento atingido teve o quarto de João, sala, corredor comprometidos, mas parte dos móveis e eletrodomésticos escapou das chamas. Ele e a tia conseguiram escapar ilesos.
Conforme o tenente Willames, os hidrantes internos do prédio apresentaram problemas, o que exigiu que os bombeiros pressurizassem a água externamente. “Apesar disso, conseguimos avançar rapidamente, e apenas um cômodo principal do caso foi atingido. Não houve comprometimento estrutural do prédio, mas os revestimentos foram danificados, assim como algumas áreas apresentaram fissuras e acúmulo de fuligem”, completou.

As chamas foram controladas por volta de 7h40, e após uma vistoria preliminar dos bombeiros, os moradores foram autorizados a retornar aos seus apartamentos, com exceção do imóvel atingido. “A avaliação inicial indica que não há risco estrutural, mas o local permanecerá isolado para perícia, que poderá determinar a origem exata do fogo”, explicou o tenente-coronel.
A proprietária do apartamento morava no edifício há mais de 20 anos. Ela e o sobrinho devem se hospedar temporariamente na casa de familiares. “A gente perdeu muita coisa, mas, graças a Deus, conseguimos sair a tempo. Agora é esperar a liberação para ver o que dá para recuperar”, disse João.
Fonte: https://diariodopara.com.br/belem/fotos-veja-como-ficou-o-apartamento-que-pegou-fogo-no-marco/