Manaus (AM) – A equipe da Semma localizou o gavião-real no dia 8 de abril, nas proximidades da Comunidade Freguesia do Andirá, em Barreirinha (AM). Segundo o coordenador de Controle Ambiental, Marcos Antônio Bahía, a ave já apresentava a lesão visível no momento do resgate.
“Em Barreirinha, não temos logística para cuidar de um animal desse porte. É uma ave rara e essa foi a primeira ocorrência do tipo registrada na cidade. Felizmente, com o apoio dos profissionais do Ibama, conseguimos garantir a segurança do animal durante o resgate”, afirmou Bahia.
No Cetas, a ave passou por avaliação clínica conduzida pela equipe técnica do Ibama. De acordo com a coordenadora da unidade, Natália Lima, além da fratura, o gavião-real chegou apático, magro e com escore corporal baixo. Os médicos veterinários que o atenderam avaliam a necessidade de uma cirurgia corretiva, conforme o estado geral do animal.
“Ele está passando por exames detalhados. A decisão sobre uma eventual operação cirúrgica será tomada com base em critérios clínicos e comportamentais, conforme estabelece a Instrução Normativa nº 5/2021 dos Cetas”, explicou André Gonçalves, biólogo, técnico ambiental e servidor do Ibama.
Da floresta ao cuidado humano
O gavião-real, também conhecido como harpia, é uma das maiores e mais poderosas aves de rapina do planeta. Com envergadura que pode chegar a dois metros e garras maiores que as de um urso-pardo, ela reina soberana nas copas da floresta tropical. Mas, desta vez, a soberania precisou de socorro.
De acordo com o Ibama, a fratura foi diagnosticada durante os primeiros exames no Cetas, onde a ave permanece sob cuidados veterinários especializados. A expectativa é de que, com tratamento adequado, ela possa voltar à natureza — seu verdadeiro território.
Espécie ameaçada
Listada como vulnerável à extinção, a harpia sofre com a perda de habitat causada pelo desmatamento e pela expansão urbana desordenada. O resgate dessa fêmea é um pequeno milagre em meio ao silêncio dos galhos derrubados.
“Cada indivíduo resgatado e reabilitado é uma vitória da vida sobre a devastação”, comentou um dos técnicos envolvidos na operação.
Leia mais:
Gavião ferido é resgatado na AM-070
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Fonte: https://emtempo.com.br/394032/amazonas/gaviao-real-e-resgatado-no-interior-do-am-e-recebe-tratamento-em-manaus/