Aproximadamente 500 motocicletas foram abordadas em uma operação para coibir irregularidades de trânsito, promovida nesta terça-feira (18), na avenida Nathan Xavier, zona Norte de Manaus.
A ação, realizada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), contou com apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar, e da Ronda Ostensiva Municipal, da Guarda Municipal de Manaus.
A operação “Cavalo de Aço” teve como objetivo coibir irregularidades de trânsito e apreender veículos irregulares em circulação na capital. Foram realizadas 487 abordagens, 79 autuações e 11 remoções de motos ao parqueamento do IMMU. Um homem foi detido e encaminhado à delegacia por estar com mandado de prisão em aberto.
Entre as irregularidades verificadas, estão condução de motos sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) obrigatória, pneus sem condições de trafegar, uso de calçados inapropriados e motocicletas com licenciamento atrasado.
O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Leda Junior, ressaltou a importância da ação voltada para motocicletas. “Temos o objetivo, sobretudo, de retirar veículos e condutores que trafegam de forma irregular na nossa cidade, causando transtorno e insegurança para a população. Ao fazer esta operação, trazemos mais segurança para quem trafega corretamente, com documento em dia e veículo em condições adequadas. Outro problema é que muitas dessas motocicletas acabam sendo utilizadas para o cometimento de crimes na cidade”, destacou.
Leda reforçou que a ação desta terça-feira foi voltada às motocicletas, uma vez que são os veículos que mais se envolvem em acidentes. “Já verificamos diversos tipos de irregularidades, como placa adulterada, veículo com placa faltando um pedaço ou sem placa, e veículo com chassi raspado. Inclusive, conseguimos abordar um condutor que estava com a placa adulterada e tinha um mandado de prisão em aberto”, frisou.
Uma das pessoas abordadas foi a antropóloga Jennifer Matos de Souza, 32 anos, moradora da zona Leste, que estava pilotando uma motocicleta. “Eu acho extremamente positiva estas operações, principalmente nesta área, onde há muitos condutores que pilotam sem habilitação e muitas motos roubadas. Acho ótimo também para conter questões relacionadas a crimes”, opinou.
A ação faz parte de um esforço contínuo da gestão do prefeito David Almeida para melhorar a mobilidade urbana e garantir que as normas de trânsito sejam respeitadas, contribuindo para uma cidade mais segura e organizada.
Leia mais:
Operação ‘Cavalo de Aço’ apreende 25 motos irregulares em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Fonte: https://emtempo.com.br/382906/amazonas/operacao-cavalo-de-aco-apreende-motocicletas-irregulares-em-manaus/