Pará – Conhecida e apreciada por supostamente ajudar a curar a ressaca, a sopa de mocotó pode ser a aliada que os foliões precisam para dar uma energizada e conseguir curtir os quatro dias de folia no Carnaval 2025. Encontrada nas principais feiras de Belém, principalmente no Ver-o-Peso, o mercado também oferece outra alimentação considerada fonte de energia para os brincantes: mingaus de toda a sorte.

Foto celso Rodrigues/ Diário do Pará.
No box da Elizabete Souza, de 65 anos, a sopa de mocotó é requisitada principalmente aos fins de semana, quando os moradores dão uma exagerada no consumo de álcool e precisam de uma boa opção para levantar o astral e se preparar para a próxima saideira.
“O pessoal gosta bastante, aos fins de semana muita gente vem aqui, saindo das festas, logo cedo pela manhã. A pessoa chega dormindo e sai acordada”, brinca.
Ao menos uma vez na semana, Jorge Santos, 66, passa pelo box para tomar um prato de sopa de mocotó. Cliente antigo, ele conta que ama o caldo e não pode ficar de apreciar. “Dou valor, pode perguntar para a dona, ela sabe que sempre estou aqui. Isso aqui é vida”, diz.
Mas a boieira Geovana Aviz também assegura que os mingaus de açaí, de buriti/miriti, tapioca, arroz com castanha e banana, fazem a alegria dos que amanhecem nas ruas de Belém e precisam de um energético para completar o dia. “Pessoal procura de madrugada, mas a procura é maior pela parte da manhã. No Carnaval, isso aumenta, a galera quer aproveitar os dias de folia e precisa de um reforço”, conta.
Fonte: https://diariodopara.com.br/belem/que-tal-uma-sopa-de-mocoto-para-dar-aquela-forca-no-carnaval/