Rio Negro atinge cota severa de inundação e chega a 29,02 metros

Manaus (AM) – O Rio Negro atingiu a cota severa de inundação nesta segunda-feira (30), marcando 29,02 metros, nível que se manteve nesta terça-feira (1º). A medição foi feita pelo Porto de Manaus.

De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil do Amazonas, também divulgado na segunda-feira, a cheia dos rios já afeta mais de 525 mil pessoas em todo o estado. As comunidades ribeirinhas enfrentam dificuldades de locomoção, perdas na produção agrícola e alagamentos em residências, agravando a vulnerabilidade de milhares de famílias.

Apesar do alcance da cota severa, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) já havia previsto que o nível do rio Negro não ultrapassaria o recorde histórico de 2021, quando o rio chegou a 30,02 metros. Isso porque a cheia de 2025 já está em fase de recuo, segundo especialistas.

No Centro da capital algumas ruas permanecem alagadas, mas em comparação com anos anteriores, em 2025 os comerciantes não tiveram tantos problemas com a inundação. Eles, inclusive, ainda permanecem nos estabelecimentos comerciais mesmo com a água subindo.

Vazante

Ao contrário do rio Negro, as calhas do Alto Solimões, Juruá, Purus e Madeiras já iniciaram o processo de vazante, mais uma preocupação para as comunidades ribeirinhas e indígenas que dependem dos rios para sobrevivência. Enquanto isso, o Governo do Amazonas se prepara para tentar minimizar os impactos da seca na região, enviando ajuda humanitária aos municípios.

Até agora, dos 62 municípios amazonenses, 40 estão em Situação de Emergência, 18 em Alerta e quatro em Normalidade.

Em Anamã, Itacoatiara, Novo Aripuanã e Uarini, 444 alunos foram impactados pela cheia dos rios. Eles seguem com o calendário da “Aula em Casa”, programa estadual de educação.

Alguns municípios também receberam barcos-hospitais para atendimento médico, como Anamã. A cidade está com 70% do território alagado pela cheia do Rio Solimões. Segundo a Defesa Civil Municipal, cerca de 1,7 mil famílias foram afetadas, sendo 800 na área urbana e 997 em 22 comunidades rurais. O município é um dos 29 em situação de emergência no estado.

Leia mais:

Municípios do AM afetados pela cheia recebem mais 230 toneladas de alimentos

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Fonte: https://emtempo.com.br/412036/amazonas/rio-negro-atinge-cota-severa-de-inundacao-e-chega-a-2902-metros/