Onde buscar atendimento em Belém

O Governo do Pará e a Prefeitura de Belém afirmaram que não há surto de Mpox (monkeypox) no estado nem na capital. Em coletiva nesta segunda (28), representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) esclareceram a situação da doença, reforçando que os casos estão sob controle.

De janeiro a abril de 2025, foram confirmados 14 casos em Belém — bem abaixo dos 41 registrados no mesmo período de 2024. Segundo o secretário municipal de Saúde, Rômulo Nina, o número é esperado e não exige medidas de restrição, como uso de máscaras ou confinamento.

As autoridades reforçaram o combate à desinformação e esclareceram que a morte recente de um paciente com diagnóstico de Mpox foi causada por outras complicações de saúde, sem relação direta com a doença.

Locais de Atendimento e Vigilância em Belém

Desde 2022, a rede municipal realiza vigilância ativa, testagem, rastreamento de contatos e capacitação contínua dos profissionais de saúde. Belém conta com sete locais de referência para coleta e atendimento:

🔹 Unidades de Saúde (8h às 16h):
• UMS Jurunas – Rua Eng. Fernando Guilhon, S/N – Jurunas
• UMS Telégrafo – Rua do Fio, S/N – Telégrafo
• UMS Satélite – Trav. WE-8, S/N – Coqueiro
• UMS Icoaraci – Rua Manoel Barata, 840 – Icoaraci

🔹 UPAs (24h):
• UPA Sacramenta – Av. Dr. Freitas, 860 – Sacramenta
• UPA Icoaraci – Rua Paraíso, S/N – Parque Guajará

A Sesma orienta que qualquer pessoa com sintomas suspeitos procure uma dessas unidades.

Fonte: https://diariodopara.com.br/belem/saude-alerta-sintomas-de-mpox-saiba-onde-buscar-ajuda-em-belem/