As Unidades Móveis de Saúde da Mulher passam a atender em novos endereços nas zonas Leste e Sul de Manaus, a partir de segunda-feira (23).
O serviço itinerante continuará funcionando normalmente nas zonas Norte, Oeste e rural do município, ampliando o acesso à atenção primária à saúde para mulheres em áreas de vulnerabilidade.
Atendimento mais perto de quem precisa
Segundo a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, as unidades são fundamentais para levar serviços essenciais às mulheres que vivem em locais distantes da rede tradicional de saúde.
“São essas mulheres, que vivem em localidades mais distantes da rede municipal, as que mais precisam dos serviços da atenção primária”, destacou.
As estruturas móveis oferecem consultas, exames especializados como mamografia e ultrassonografia, além de ações de prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama e colo do útero.
Expansão do serviço móvel
Desde julho de 2023, o projeto conta com três unidades móveis, e em abril de 2024, outras duas unidades passaram a atender a zona Sul e a área rural de Manaus.
Novos locais de atendimento
Confira os endereços atualizados das unidades móveis:
- Zona Leste
Rua Walter Reis, comunidade João Paulo – Jorge Teixeira
De 23/6 a 4/7 - Zona Sul
Rua Antônio dos Passos de Miranda, 313 – São Francisco
De 23/6 a 11/7
Unidades que seguem nos mesmos locais:
- Zona Norte
Rua Itaeté, ao lado do Chapéu de Palha Boas Novas – Cidade Nova
De 9 a 27/6 - Zona Oeste
Rua 27 de Novembro, próximo ao 8º DIP/CPA Oeste – Compensa
De 9 a 27/6 - Zona Rural
Rua Imbu, comunidade Ismail Aziz – Tarumã-Açu
De 16 a 27/6
Serviços oferecidos nas Unidades Móveis
As unidades oferecem atendimento gratuito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, inclusive em pontos facultativos. Os serviços incluem:
- Consultas médicas e de enfermagem
- Pré-natal e planejamento familiar
- Coleta e exame preventivo
- Mamografia e exames de ultrassom
- Testes rápidos para gravidez e ISTs
- Dispensação de medicamentos
Para ser atendida, a usuária deve apresentar documento de identidade e o cartão do SUS.
“Com esse serviço, a Semsa busca fortalecer o rastreio e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero”, reforçou Shádia Fraxe.
(*) Com informações da assessoria
Leia mais: Culinária amazônica: quando o excesso de sabor vira risco à saúde
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Fonte: https://emtempo.com.br/410265/amazonas/unidades-moveis-saude-mulher-manaus-2024/