Festas Juninas no Nordeste: veja a programação das principais

No mês de junho, as festas de Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29) exaltam a identidade regional brasileira. Sobretudo no Nordeste, onde as celebrações embaladas por forrós, quadrilhas, fogueiras e comidas típicas estão entre as mais tradicionais, autênticas e grandiosas do país. Em 2022, há mais um motivo para comemorar: o retorno dos eventos presenciais, paralisados nos últimos dois anos por conta da pandemia. Confira a seguir a programação e as datas das maiores festividades do Nordeste:

São João em São Luís.
São João em São Luís.
O Boi-Bumbá é o maior símbolo do São João do Maranhão. Governo do Estado do Maranhão./Divulgação

Fantasias cheias de brilho, cores vibrantes, o som da matraca, zabumba, baixada e costa de mão marcam as festividades juninas em São Luís, capital do . O evento é uma tradição de diversas cidades entre o Norte e o Nordeste brasileiro, mas é na região maranhense que encontra seus adeptos mais ferrenhos. O Auto do Boi, conto folclórico que deu origem às festividades, segue a história de Catirina, cabocla grávida que sente o desejo de comer a língua de um boi. O animal em questão, porém, era o favorito do dono da fazenda, que jura vingança quando o boi é assassinado pelo marido de Catirina. 

Em 2022, o São João do Maranhão começará em 27 de maio, com o Cortejo, e terminará no dia 31 de julho. De acordo com o governo do Maranhão, serão mais de 800 atrações, localizadas em arraiás na Região Metropolitana de São Luís e no interior do estado. Dessa forma, espaços como a Praça Nauro Machado, Ipem, Parque do Rangedor, Cohama, Ceprama, Vila Palmeira, Madre Deus, Cidade Operária, Maiobão, Santo Antônio, Lagoa da Jansen e Convento das Mercês receberão a programação.

Mais de 1 milhão de pessoas vão a Campina Grande todo ano para assistir as atrações da festa junina, entre elas as tradicionais quadrilhas temáticas
Mais de 1 milhão de pessoas vão a Campina Grande todo ano para assistir as atrações da festa junina, entre elas as tradicionais quadrilhas temáticas
Mais de 1 milhão de pessoas vão a Campina Grande todo ano para assistir as atrações da festa junina, entre elas as tradicionais quadrilhas temáticas. Cesar Di Cesario/Divulgação

As festas juninas de Campina Grande, cidade a 135 quilômetros de , são regadas de muito forró, comidas típicas e quadrilhas. O evento, que começou em 1983, é considerado como o “Maior São João do Mundo”, realizando shows de grandes artistas nacionais, competições de quadrilha e apresentações de trios de forró da região.

Como de costume, o evento será totalmente gratuito e acontecerá no Parque do Povo, espaço de 42 mil metros quadrados localizado no centro da cidade. Equipado com bares, restaurantes e barraquinhas, o local divide-se entre o palco principal, a Pirâmide (onde ocorrem as quadrilhas) e as Ilhas do Forró, para aqueles que não resistem a um arrasta-pé.

Há ainda a Cidade Cenográfica, que reproduz os principais cartões postais de Campina Grande, como a Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Na edição atual, nomes como Elba Ramalho, Juliette, Alok, Gusttavo Lima, Wesley Safadão, Léo Santana e Xand Avião agitarão as festividades entre os dias 10 de junho e 10 de julho.

Confira a programação completa abaixo:

Ver essa foto no Instagram

Festa junina de São João de Caruaru Pernambuco 7
Festa junina de São João de Caruaru Pernambuco 7
Festa Junina de Caruaru compete com Campina Grande pelo título de “Maior São João do Mundo”. Divulgação/Divulgação

Caruaru, cidade a 130 km de , há anos compete com Campina Grande pelo posto de “Maior São João do Mundo”. Disputas à parte, as festividades juninas do agreste pernambucano são marcadas pelas bandas de pífano, quadrilhas que chegam a reunir mais de 4 mil pessoas, repentistas e pelas comidas gigantes. Desse modo, pratos como o cuscuz, dobradinha, pé-de-moleque, tapioca e broa de milho ganham versões superlativas.

Continua após a publicidade

As principais atividades do São João de Caruaru acontecem no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, que abriga os , do e da . Este ano, a festa contará com 24 polos espalhados pelo município, entre os dias 4 de junho a 2 de julho. Claudia Leitte, Alceu Valença, Xand Avião, Maiara e Maraísa, Zé Neto e Cristiano, Alok, Elba Ramalho e Simone e Simaria são algumas das atrações confirmadas.

Veja a agenda completa:

Ver essa foto no Instagram

Pelourinho, Salvador, Bahia, Brasil
Pelourinho, Salvador, Bahia, Brasil
O Pelourinho, no Centro Histórico, é um dos cartões-postais de Salvador. Gonzalo Azumendi/Getty Images

Durante os meses de junho e julho, as praças, vielas e largos de são tomadas pelas bandeirinhas, balões e pelas danças tradicionais das festas juninas. As comemorações ocorrem principalmente no Pelourinho, localizado no Centro Histórico da cidade, e no bairro Paripe, que receberá o campeonato estadual de quadrilhas juninas nos dias 16 a 19 de junho. A programação oficial do São João de Salvador começa no dia 23 de junho e termina no dia 2 de julho.

As festas também se alastram por todo o interior da , com eventos nas cidades de Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Ibicuí, Cruz das Almas, Cachoeira, Camaçari, Senhor do Bonfim e Conceição da Feira. Uma novidade para 2022 serão as atividades no Parque de Exposições da Bahia, com shows de Geraldo Azevedo, Wesley Safadão, Elba Ramalho, Bell Marques e João Gomes. Mais informações no site da

Festa junina em Mossoró (RN)
Festa junina em Mossoró (RN)
Espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, na tradicional Cidade junina de Mossoró. Claudio Roberto/Divulgação

A maior festa junina do é realizada em Mossoró, distante 280 km de Natal. Em 2022, o São João começa no dia 4 de junho, com “Pingo do Mei Dia”, celebração tradicional que atrai milhares de pessoas ao longo do Corredor Cultural, na Avenida Rio Branco.

Já a “Chuva de Balas no País de Mossoró” é um espetáculo que encena um episódio importante da história da cidade, quando, em 1927, os moradores expulsaram Lampião e seu bando daquelas terras. A apresentação teatral conta com um elenco de 70 pessoas, entre atores, atrizes e bailarinos. Assim como nas edições anteriores, ela acontecerá no adro da Capela de São Vicente nos dias 9, 10, 11, 12, 16, 17, 18, 19, 23 e 24 de junho, sempre às 21h.  

      Continua após a publicidade

              Fonte: viagemeturismo.abril.com.br/brasil/festas-juninas-no-nordeste-veja-a-programacao-das-principais