Frei Betto fala de religião e política em entrevista a Juca Kfouri

São Paulo – O religioso, teólogo e escritor Frei Betto participa do programa Entre Vistas, na TVT, na noite desta quinta-feira (28). O tema do programa conduzido pelo jornalista Juca Kfouri será “fé na política”. O Entre Vistas vai ao ar às 21h30, com reapresentação no sábado às 14h, domingo às 20h e segunda-feira, ao meio dia.

Adepto da Teologia da Libertação, fará uma análise da conjuntura eleitoral entre os segmentos religiosos no país, em um momento em que prosseguem as ameaças do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral e à democracia no país, sob sinais de que não aceitará eventual vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Frei Betto afirma que há uma contradição entre o discurso do cristianismo conservador e a realidade que bate à porta da população mais pobre. Em artigo publicado há poucos dias, o religioso escreveu que há um fator favorável ao campo progressista nesse ano eleitoral.

imagem28-07-2022-13-07-28
imagem28-07-2022-13-07-28

“Por mais que o cristianismo conservador ressuscite o fantasma do comunismo e do falso moralismo (aborto, kit gay etc.), a população mais pobre enfrenta profundas dificuldades sociais e econômicas devido ao crescente desemprego, à alta da inflação, dos combustíveis, dos preços dos alimentos e dos aluguéis. Somam-se a isso a precarização dos serviços de saúde, o aumento exacerbado dos planos privados e as frequentes endemias em plena pandemia de Covid-19”, avalia.

“Essa contradição é o tendão de Aquiles do discurso conservador. E, ao mesmo tempo, a brecha para que o discurso progressista dos partidos e das Igrejas identificadas com a Teologia da Libertação resulte em expressiva votação para candidatos antibolsonaristas”, afirmou.

Em outro artigo, também recente, ele conclama o campo progressista a aumentar a mobilização para resistir aos ataques de Bolsonaro ao país e à democracia. “É hora de deixar de ser espectador(a) da conjuntura política e atuar intensamente para salvar a democracia brasileira, cujo resgate, após 21 anos de ditadura militar, foi pago com o preço da vida, do sangue e do sofrimento de toda uma geração heroica que não teve tempo de ter medo e fez derreter os anos de chumbo”.

Confira o Entre Vistas no canal da e pela tv aberta, 44.1 às 21h desta quinta

Fonte: www.redebrasilatual.com.br/politica/2022/07/frei-betto-fala-de-religiao-e-politica-em-entrevista-a-juca-kfouri-na-noite-desta-quinta