Expo no Museu da Cidade mostra bastidores que culminaram no golpe de 64

Alguns dos principais acontecimentos que culminaram no golpe civil-militar na madrugada do dia 01 de abril de 1964 são temas da exposição  “Rio 64 – a capital do golpe”, em cartaz no Museu Histórico da Cidade (MHC), na Gávea – da rede de museus da Secretaria Municipal de Cultura do Rio.

Uma das atrações dos 90 anos da instituição, que atualmente ocupa um conjunto arquitetônico na Gávea. A mostra é fruto de uma parceria com o museu virtual Rio Memórias, e será aberta no próximo dia 13/07, às 14h, no Casarão anexo ao Palacete. A coleção de  fotos, textos e instalações relembra os contextos político, cultural e intelectual da época.

Trata-se de uma versão ampliada da exposição que ficou em cartaz na sede da ABI (no centro) no primeiro semestre, baseada na exposição virtual de mesmo nome, disponível no site do Rio Memórias (www.riomemorias.com.br).

A curadoria é da escritora, historiadora, professora Heloísa Starling, titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora do Projeto República; e Danilo Marques, doutor em história pela UFMG e pesquisador do Projeto República. 

A mostra ficará em cartaz até 13/10, com visitação de terça a domingo, das 10h às 16h. A entrada é gratuita e há possibilidade de agendar visitas mediadas pelo e-mail [email protected].

Local: Museu Histórico da Cidade (MHC) – Estrada Santa Marinha (Parque da Cidade – Gávea) https://museudacidadedorio.com.br/pt/visita

Na data da inauguração (13/07), será disponibilizada uma van partindo da Praça Antero de Quental, no Leblon, nos seguintes horários: 12h30, 13h10 e 13h50. O valor do transporte é de R$ 5 e pode ser reservado pelo Sympla

Fonte: https://www.diariocarioca.com/cultura/expo-no-museu-da-cidade-mostra-bastidores-que-culminaram-no-golpe-de-64/