Por que 1 ponto de audiência é sucesso na RedeTV! e 23 é fracasso na Globo?

Em um universo onde cada décimo de audiência vale ouro, parece estranho dizer que a RedeTV! faz sucesso com apenas 1 ponto, enquanto a Globo é pressionada mesmo quando atinge 23.

RedeTV! não chega nem perto dos números de audiência da Globo (Imagem: Reprodução – RedeTV! – Globo / Montagem – RD1)

Mas essa comparação, por mais desigual que pareça, revela muito sobre as estratégias, os investimentos e as expectativas de cada emissora no cenário da TV aberta brasileira.

O que significa 1 ponto de audiência, afinal?

Antes de tudo, é preciso entender o peso real de um ponto no Ibope. Na Grande São Paulo, que é o principal mercado publicitário do país, 1 ponto representa 77.488 domicílios e 199.313 indivíduos.

No Painel Nacional de Televisão (PNT), esse número salta para 270.631 domicílios e 692.281 pessoas. Ou seja, mesmo programas com “só” 1 ponto estão falando com milhares — ou até milhões — de brasileiros.

A aposta da RedeTV! em nichos

Com custos de produção mais baixos e metas comerciais mais modestas, a emissora consegue rentabilizar bem até pequenos índices. Nessa lógica, 1 ponto pode representar lucro e estabilidade.

Do outro lado, a pressão da Globo

Enquanto isso, a Globo trabalha com metas bem diferentes. Líder absoluta por décadas, a emissora carrega um padrão de excelência — e um orçamento à altura. Em 2025, programas como o Jornal Nacional e o remake de Vale Tudo têm oscilado na casa dos 23 pontos de audiência na Grande São Paulo.

Na última terça-feira (22), o telejornal conquistou 24,5 pontos, enquanto o folhetim das 21h, 24 pontos, índices considerados positivos para os tempos modernos.

Embora esse número seja altíssimo para qualquer outra emissora, para a Globo ele pode ser visto como preocupante por muita gente. Isso porque as expectativas são sempre maiores, especialmente em faixas nobres e em produções milionárias, como uma novela das nove ou um telejornal de peso.

Porém, a equação que determina o sucesso de um programa na TV é mais complexa do que apenas olhar os pontos de Ibope. É preciso considerar o custo da atração, o faturamento gerado e o público-alvo atingido.

Luiz Fábio Almeida

Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]

function loadTaboola() {
window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({ article: ‘auto’ });
!function (e, f, u, i) {
if (!document.getElementById(i)) {
e.async = 1;
e.defer = 1;
e.src = u;
e.id = i;
f.parentNode.insertBefore(e, f);
}
}(
document.createElement(‘script’),
document.getElementsByTagName(‘script’)[0],
‘//cdn.taboola.com/libtrc/gridmidia-network/loader.js’,
‘tb_loader_script’
);
if (window.performance && typeof window.performance.mark == ‘function’) {
window.performance.mark(‘tbl_ic’);
}
window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({ flush: true });
}

function loadTeads() {
var b = document.querySelectorAll(‘body’);
window.teads_analytics = window.teads_analytics || {};
window.teads_analytics.analytics_tag_id = “PUB_22288”;
window.teads_analytics.share = window.teads_analytics.share || function() {
;(window.teads_analytics.shared_data = window.teads_analytics.shared_data || []).push(arguments)
};
ls(‘//a.teads.tv/page/128511/tag’, true);
}

function loadTerra() {
window.terra_info_channel = “diversao”;
window.terra_info_channeldetail = “portalrd1”;
ls(“https://www.terra.com.br/globalSTATIC/fe/zaz-app-t360-navbar-partner/_js/metrics.js”, true);
ls(“https://www.terra.com.br/api/igniter/script?s=t360.navbar.partners&p=static&async=true”);
}

var evtFire = false;
function ls(src, a=false, d=false, c=false, o=false, t=false) {
var s,r,t; r = false; s = document.createElement(‘script’); s.type=”text/javascript”;
if (a) s.async = 1; if (d) s.defer = 1; if (c) s.setAttribute(‘crossorigin’, ‘anonymous’);
if (o !== false) s.onload=function() { o(); }
s.src = src; t = document.getElementsByTagName(‘script’)[0]; t.parentNode.insertBefore(s, t);
}
function lc(src, c=false) {
var s,r,t; r = false; s = document.createElement(‘link’); s.rel=”stylesheet”;
if (c) s.setAttribute(‘crossorigin’, ‘anonymous’); s.type=”text/css”;
s.href = src; t = document.getElementsByTagName(‘head’)[0]; t.appendChild(s);
}
function fireEvts() {
console.log(‘## fireEvts: fired’);
if (evtFire) return true;
evtFire = true;
console.log(‘## fireEvts: running’);
(function(listeners) {
for (i = 0; i < listeners.length; i++) {
window.removeEventListener(listeners[i], fireEvts);
}
}(["keydown","mousemove","touchmove","touchstart","touchend","wheel"]));

/**
* SCRIPTS
*/

// TEADS
loadTeads();
// TABOOLA
loadTaboola();
// PUSHNEWS
//ls("//cdn.pn.vg/sites/9fda9273-ac3c-4d75-8a24-a5296542746c.js", true);

// FACEBOOK
ls("https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v12.0&appId=1280084339156802&autoLogAppEvents=1", true, true, true);
}

window.addEventListener("keydown", fireEvts);
window.addEventListener("mousemove", fireEvts);
window.addEventListener("touchmove", fireEvts);
window.addEventListener("touchstart", fireEvts);
window.addEventListener("touchend", fireEvts);
window.addEventListener("wheel", fireEvts);

(function(listeners) {
for(i = 0; i < listeners.length; i++) {
window.addEventListener(listeners[i], fireEvts);
}
}(["keydown","mousemove","touchmove","touchstart","touchend","wheel"]));

Fonte: https://rd1.com.br/por-que-1-ponto-de-audiencia-e-sucesso-na-redetv-e-23-e-fracasso-na-globo/