20 mil aposentados pelo INSS compraram passagens pelo Programa Voa Brasil

Foto: divulgação/Governo Federal –

Vinte mil aposentados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) já viajaram ou têm viagens programadas para destinos nacionais pelo Programa Voa Brasil, do governo federal. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, os bilhetes foram comprados e emitidos nos últimos quatro meses. No programa, as passagens têm custo máximo de R$ 200 por trecho.

As viagens contemplaram 77 cidades, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Brasília, Salvador, João Pessoa, Natal, Maceió e Belo Horizonte, que foram os 10 principais destinos. Juntas, essas capitais concentraram quase 80% das passagens emitidas. As regiões Sudeste e Nordeste lideraram a procura, com 44% e 40% das viagens, respectivamente, enquanto o Centro-Oeste foi destino de 8% dos bilhetes, seguido pelo Sul (5%) e Norte (3%).

O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, destacou que os resultados indicam o sucesso do programa em ampliar o acesso dos brasileiros ao transporte aéreo. Ele explicou que os aposentados que utilizaram o Voa Brasil estavam há pelo menos um ano sem voar e que as passagens ocupam assentos que, de outra forma, estariam vazios em trechos de baixa demanda oferecidos pelas companhias aéreas.

Pelas regras do programa, cada aposentado pode adquirir até dois trechos por ano, exclusivamente no site oficial do governo (gov.br/voabrasil). O Ministério de Portos e Aeroportos reforçou que o domínio Gov.br é a única plataforma segura para compra, garantindo a proteção dos dados pessoais. A pasta alertou ainda para o cuidado com links recebidos por mensagens ou e-mails não oficiais e recomendou que os interessados acessem diretamente o site do programa.

Lançado no final de julho deste ano, o Voa Brasil será ampliado no primeiro semestre de 2025, quando passará a incluir também estudantes de baixa renda.

Fonte: https://gazetabrasil.com.br/governo/2024/12/03/20-mil-aposentados-pelo-inss-compraram-passagens-pelo-programa-voa-brasil/#goog_rewarded