Alcântara, no Maranhão, a primeira cidade com 100% dos adultos vacinados contra a Covid-19 – Hora do Povo

Ações de imunização proporcionaram 100% de imunização da população adulta com a primeira dose em Alcântara – Foto: Gilson Teixeira

“Alcântara hoje entra para a história do combate à pandemia no Maranhão e no Brasil”, comemora o governador Flávio Dino

A cidade histórica de Alcântara (MA) atingiu, nesta quarta (16), a marca de 100% da população adulta vacinada contra a Covid-19, com pelo menos uma dose. O município fica a 30 quilômetros de distância da capital do estado, São Luís.

Com população total estimada pelo IBGE em pouco mais de 22 mil habitantes, foram cerca de 15 mil pessoas imunizadas com ao menos a primeira dose no município maranhense.

O município histórico é caracterizado pela grande presença de quilombolas, um dos grupos do público-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19. Ao todo, são 204 comunidades quilombolas, onde vivem mais de três mil famílias.

Para alcançar o resultado, equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) foram destacadas para o município, segundo o Governo do Estado. Entre eles, enfermeiros, aplicadores e digitadores, que atuaram em conjunto com os profissionais municipais para o avanço da vacinação.

Para comemorar a vacinação, um evento foi realizado no município, nesta quarta-feira (16), na Praça da Matriz, com a presença do governador Flávio Dino (PCdoB).

“A primeira dose alcançando toda a população de Alcântara. A segunda dose, tenho certeza que terá o mesmo êxito. Teremos ainda uma premiação, que será um sorteio, no Estado inteiro, para todas as pessoas se animarem a cumprir o itinerário completo da vacinação. Alcântara hoje entra para a história do combate à pandemia no Maranhão e no Brasil. É a primeira cidade brasileira que completa a primeira dose em toda a população adulta. Vamos avançar na segunda dose e também, em outras cidades do Maranhão”, frisou o governador Flávio Dino.

A marca histórica de 100% de vacinação dos adultos na cidade foi possível com reforço da iniciativa do Arraial da Vacinação, criado pelo Governo do Estado, para acelerar a imunização contra a Covid-19.

O governador maranhense também destacou os arraiais da vacinação, eventos em alusão às festas juninas realizados em diversas cidades com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal. Segundo Dino, os eventos prosseguirão até dia 30 de junho, para que outros municípios tenham o êxito de Alcântara. “Tivemos oferta para toda a população vacinável adulta, segundo o Plano Nacional de Imunização. E o Arraial prossegue, sempre com esse espírito de mutirão e união. O Governo do Estado apoiando a prefeitura de Alcântara, e outras prefeituras, para que alcancem idêntica conquista”, enfatizou Flávio Dino.

“Vacinar mais e mais rápido”

O secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula ressaltou que “fomos atrás de toda a população, em povoado, quilombo, para vacinar toda a população adulta e não deixar ninguém sem imunizar”.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, esse tem sido o lema do Governo do Maranhão para vencer a pandemia. Ele ainda comentou sobre a importância de não “deixar ninguém para trás” e ir às comunidades com maior dificuldade de acesso, para que todos os moradores adultos recebam a vacina.

“É a tarefa que a gente está fazendo hoje [segunda]. Iniciamos a segunda-feira com 15 mil vacinados, com um total de população vacinável com um pouco mais de 16 mil. A gente acredita que, nesta semana ainda, a gente termina de imunizar toda a população adulta”, destacou o secretário.

O prefeito de Alcântara, Willian Guimarães da Silva, enfatizou a sorte do município com o êxito. “Estamos em um dia de sorte. Alcântara vive um momento privilegiado, de agradecimento à Deus, à população e, principalmente, às equipes de saúde. Assim, dizemos ao Maranhão e ao Brasil que Alcântara é a primeira cidade a vencer a primeira etapa no combate à Covid-19, com 100% de vacinação”, frisou o prefeito.

“É um orgulho e agora uma emoção, uma conquista muito grande para nós alcanterenses, que estávamos lutando todo o tempo. Eu, que sou coreira e vim de um quilombo, agradeço muito por essa vacina ter chegado e sermos o primeiro município a ter toda a população vacinada. Para aquelas pessoas que estão com medo de se vacinar, que venham, não tenham medo, pois essa é a única forma de combater este vírus”, disse a coreira do quilombo Só Assim, Élida Raquel Diniz.

Fonte: horadopovo.com.br/alcantara-no-maranhao-a-primeira-cidade-com-100-dos-adultos-vacinada-contra-a-covid-19