Beija-Flor é campeã do Carnaval 2025 com homenagem a Laíla e despedida de Neguinho

Escola homenageou um dos seus mais famosos dirigentes, Laíla – Foto: Agência Brasil

A Escola de Samba Beija-Flor é a grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro. Com a nova vitória, a escola conquista seu 15º título no carnaval carioca. A Azul e Branca de Nilópolis, na baixada fluminense, prestou homenagem a Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, que faleceu em junho de 2021 devido a complicações da Covid-19. Ele foi responsável por uma série de títulos da escola entre os carnavais de 1998 e 2018.

A Beija-Flor fez o segundo desfile da noite de segunda com homenagens a dois de seus bambas. Em seu último ano como intérprete, Neguinho da Beija-Flor emocionou o público ao puxar um samba sobre Laíla.

A comissão de frente evocou a figura de Laíla de volta à avenida como uma criança, abençoado pelos santos em meio à comunidade de Nilópolis – e de uma bonita alegoria com “velas” eletrônicas que surgiam do chão.

Na despedida de Neguinho, após 50 anos, o samba-enredo e a bateria com longas paradas foram destaques e fizeram a Sapucaí cantar. O último carro trazia uma referência ao icônico Cristo coberto do desfile de 1989, mas a faixa com os dizeres “De orum, olhai por nós” não ficou totalmente desenrolada.

Neguinho da Beija-Flor comemorou emocionado o seu último título na escola. “Estava muito difícil… A Imperatriz fez um excelente Carnaval. Vocês merecem. Podem comemorar, Nilópolis (…) vou aposentar com chave de ouro, graças a deus”, disse ele.

APURAÇÃO

O primeiro quesito lido foi o Enredo. Depois das notas dos quatro jurados, cinco escolas assumiram a liderança: Imperatriz, Mangueira, Beija-Flor, Paraíso do Tuiuti e Grande Rio. Todas com 30 pontos cada. Viradouro e Mocidade não receberam nenhuma nota 10 no primeiro quesito.

Em seguida, foram lidas as notas para Mestre-Sala e Porta-Bandeira e nove escolas receberam nota máxima: Imperatriz, Viradouro, Unidos da Tijuca, Beija-Flor, Salgueiro, Mocidade, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e Portela.

O terceiro quesito avaliado foi a Bateria. Após as notas dos quatro jurados serem lidas, seis escolas ficaram com a nota máxima no quesito. São elas: Imperatriz, Mangueira, Unidos da Tijuca, Beija-Flor, Salgueiro e Portela.

O quarto quesito lido foi a Harmonia. Depois da leitura das notas, sete escolas somaram a pontuação máxima: Imperatriz, Mangueira, Beija-Flor, Salgueiro, Vila Isabel, Grande Rio e Portela.

No quinto quesito, de Alegoria e Adereços, cinco escolas somaram a nota máxima: Imperatriz, Viradouro, Beija-Flor, Vila Isabel e Grande Rio.

No quesito Evolução, o sexto a ser lido, sete escolas somaram 30 pontos, nota máxima: Imperatriz, Mangueira, Beija-Flor, Salgueiro, Vila Isabel, Grande Rio e Portela.

O quesito Fantasia foi o sétimo a ser lido. As escolas que tiveram a pontuação máxima foram: Viradouro, Beija-Flor, Vila Isabel, Grande Rio e Portela.

O oitavo quesito lido foi o de Samba Enredo. Após as notas dos quatro jurados, as escolas que receberam nota máxima foram: Viradouro, Unidos da Tijuca, Beija-Flor, Grande Rio e Portela.

O último quesito lido foi a Comissão de Frente. Após as notas dos jurados, a Imperatriz, Viradouro e Beija-Flor ficaram com nota máxima.

Veja os resultados na íntegra: 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1dnGh6wxqrus7ar0RvS9tG0AdpWuj2eHDwA94JrRM74c/edit?gid=389277099#gid=389277099

Fonte: https://horadopovo.com.br/beija-flor-e-campea-do-carnaval-2025-com-homenagem-a-laila-e-despedida-de-neguinho/