Foto: Divulgação/Agência Gov | Via BNDES
Recursos, não reembolsáveis, são do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust)
O BNDES aprovou operações do programa BNDES Fust – Escolas Conectadas, em parceria com os Ministérios das Comunicações e Educação, totalizando R$ 56,7 milhões em recursos não reembolsáveis. As empresas Rix Internet, Norte Brasil Network e o Instituto Tecnológico Inovação (ITI) foram selecionadas para projetos em escolas das regiões Norte e Nordeste, beneficiando mais de 500 mil alunos em 1.396 instituições.
A Rix atuará nos estados do Amapá, Pará, Bahia, Maranhão e Paraíba; a Norte Brasil Network atenderá o Acre e Amazonas; e o ITI monitorará a qualidade da conexão e redes internas. O programa visa universalizar o acesso à internet, promovendo inclusão e transformação digital, alinhado à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec).
Criada pelo Decreto nº 11.713/2023, a Enec prevê investimentos de R$ 6,5 bilhões até 2026 para melhorar a infraestrutura de conectividade escolar, com foco em regiões remotas e maior equidade no acesso às tecnologias.
O Fust, instituído pela Lei nº 9.998/2000, financia projetos que ampliem e melhorem os serviços de telecomunicação, com recursos reembolsáveis e não reembolsáveis, visando a inclusão digital e redução das desigualdades regionais.