Busca Ativa atua em 220 municípios para conter Covid-19 no Piauí

O programa Busca Ativa possui mais de 1.500 profissionais divididos em 235 equipes espalhadas em 220 municípios piauienses, e é reconhecido internacionalmente como estratégia eficiente para conter o avanço da Covid-19.

De acordo com o governador Wellington Dias, nesta situação de forte transmissibilidade do vírus em cada município, é importante fazer a busca de casa em casa, fazendo as buscas especialmente no grupo de maior risco.

Programa Busca Ativa
Programa Busca Ativa

“Enquanto a vacina não chega para todos, é importante garantir o isolamento de quem estiver com sintoma (exame clínico) ou testado e comprovado com Covid para evitar a transmissão”, declarou.

A gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) e coordenadora do Programa Emergencial Busca Ativa no Estado, Dília Falcão, conta que a iniciativa sempre esteve em atividade. “Por conta da quantidade de casos que vêm aumentando, agora estamos intensificando”, diz.

Dília diz que, infelizmente, as pessoas se acomodaram com a doença e achavam que já estavam livres. “Por mais que muitas pessoas tenham sintomas leves e moderados temos pessoas que chegam a óbitos. E o que todos precisam entender é que não sabemos como vamos reagir à doença. Cada organismo reage de uma forma diferente”, ressaltou.

As equipes, segundo Dília, atuam de acordo com a necessidade de cada município. “Cada município tem a sua equipe, eles criam de acordo com a sua necessidade e a estratégia a ser realizada”, explica.

Fonte: www.viagora.com.br/noticias/busca-ativa-atua-em-220-municipios-para-conter-covid-19-no-piaui-87150.html