Caio Bonfim medalhista de prata – Foto Alexandre Loureiro/COB
O atletismo chegou aos Jogos Olímpicos de Paris com medalha para o Brasil. Caio Bonfim confirmou a esperança do país e conquistou a inédita prata nos 20 km da marcha atlética na manhã desta quinta-feira (1º), em sua quarta participação em Olimpíadas.
No percurso de 20 voltas de 1 km, no Trocadéro, passando pelos pés da Torre Eiffel, o brasileiro começou com a estratégia de tentar saltar à frente do pelotão. No entanto, ele acabou visado pelos juízes e logo de cara recebeu um alerta para uma possível punição. Na modalidade, três penalidades resultam em dois minutos de suspensão.
O novo medalhista de prata completou o percurso em 1h19min09. O equatoriano Brian Daniel Pintado levou o ouro com 1h18min55. Álvaro Martin, da Espanha, completou o pódio com 1h19min11.
Com isso, Bonfim diminuiu o ritmo e perdeu algumas posições, mas se manteve no pelotão da frente durante toda a disputa. Em alguns momentos, até assumiu a liderança novamente.
“Olimpíadas são diferentes de tudo, né, cara? Tinha uma expectativa, mas você viu tanto que é forte o nível. E Deus proporcionou esse momento. A gente se entregou. Jogos olímpicos não são só essas 20 voltas aqui. É um trabalho, mas também o resultado, graças a Deus, valeu a pena. Eu queria, eu entreguei o meu melhor todos os dias, todas as voltas, todos os momentos, todos os treinamentos deste ciclo olímpico curto de três anos para que eu passasse antes da minha chegada e olhasse para trás e falasse: ‘Cara, eu entreguei’. Tudo o que eu podia entregar. Tomara que fosse suficiente, e graças a Deus foi. Eu estava com duas faltas ali no final, então para mim não importava”, disse Caio Bonfim após a prata.
“Não estamos brincando de rebolar, somos potência, medalhistas olímpicos”, continuou.
O brasileiro Caio Bonfim se tornou o primeiro atleta da história do país a conquistar uma medalha olímpica na sua quarta participação. O persistente Caio esteve nos Jogos de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2021, e conseguiu sua primeira medalha em Paris.
Caio vive em Sobradinho (DF) com a esposa e os filhos, e é treinado pelos pais. Os treinos acontecem nas ruas da cidade brasiliense e no estádio Augustinho Lima, onde o projeto Centro de Atletismo de Sobradinho, organizado pela família Bonfim, também é realizado.
Caio Bonfim é treinado pela mãe, Gianette Bonfim, oito vezes campeã brasileira. O treinador dela foi João Sena, seu marido e pai de Caio. Desde o Mundial de 2022, quando foi sexto colocado, Caio subiu ao pódio em todas as competições na marcha 20 km.
A marcha atlética é uma modalidade esportiva que faz parte do atletismo e se distingue por sua técnica de caminhar rápido enquanto mantém um contato constante com o solo. O esporte é um dos precursores dos Jogos Olímpicos.
Além de Bonfim, o Brasil teve outros dois representantes na disputa. Matheus Correa, de Santa Catarina, chegou em 39º, enquanto Max Batista Gonçalves dos Santos ficou em 28º.
Fonte: https://horadopovo.com.br/caio-bonfim-conquista-a-prata-na-marcha-atletica-e-faz-historia-nos-jogos-olimpicos-de-paris/