Campeã mundial, Bia Ferreira estreia com vitória em busca do ouro olímpico em Paris

Foto: Agência Brasil

Nesta segunda-feira (29), a pugilista e medalhista olímpica e campeã mundial Beatriz Ferreira, um dos principais nomes do boxe do Brasil em Paris 2024, iniciou sua participação nos Jogos Olímpicos com vitória, na categoria feminina até 60kg.

Bia Ferreira teve uma luta franca contra a americana Jajaira González, mas saiu com o triunfo e avançou às quartas de final, a uma vitória de retornar ao pódio. A baiana venceu por decisão unânime da arbitragem, com score de 5 a 0. Bia já tinha vencido a americana nos Jogos Pan-Americanos 2023, pela semifinal.

Durante o primeiro round, três árbitros deram a vitória para Bia Ferreira e outros dois para Jajaira González. O melhor desempenho da baiana aconteceu no segundo round, com 10 a 9 unânime entre os cinco juízes. Já no terceiro round, Bia superou a adversária segundo quatro avaliadores. Ao final, a brasileira ganhou em todas as cinco somatórias.

“Eu fiquei mais ansiosa antes de chegar aqui, bateu um pouco de adrenalina. Mas eu sou a que mais quero ser campeã olímpica. Então eu não podia deixar isso me atrapalhar. Vim pra mostrar o que venho fazendo nesses três anos”, comentou Bia Ferreira ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Bia Ferreira volta ao ringue na próxima quarta-feira (31), quando lutará pelo bronze. O duelo nas quartas de final será contra Chelsey Hejnen, dos Países Baixos, medalha de bronze no Campeonato Mundial 2022.

DERROTA DE ABNER TEIXEIRA

Da mesma forma, outro medalhista olímpico do Brasil também esteve no ringue nesta segunda-feira: Abner Teixeira, ganhador do bronze em Tóquio 2020.

O pugilista da categoria acima de 92kg estreou contra Gerlon Congo, do Equador. Porém, a campanha do paulista foi mais curta em Paris 2024, com a derrota por decisão dividida em 3 a 2.

Foi uma luta bastante difícil para Abner Teixeira, embora ele tenha melhorado seu desempenho. Congo conseguiu vencer o primeiro round, conforme as decisões de quatro dos cinco juízes, por 10 a 9. Já no segundo round, três árbitros deram a vitória por 10 a 9 para Abner.

A definição ficou mesmo para o terceiro round. Três árbitros deram a vitória parcial para Abner, o que acabou sendo insuficiente. Congo ganhou por 29 a 28 segundo três dos juízes, enquanto dois deram o triunfo por 29 a 28 para o brasileiro.

“Quero assistir a luta para ver onde eu errei. Mudei a estratégia no meio do combate, achei que tivesse feito o bastante, mas não foi o necessário. Eu sou muito competitivo e queria fazer história aqui novamente. Agora é voltar pra casa e pensar nos próximos passos”, opinou Abner ao COB.

Fonte: https://horadopovo.com.br/campea-mundial-bia-ferreira-estreia-com-vitoria-em-busca-do-ouro-olimpico-em-paris/