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A explosão aconteceu na subestação de energia elétrica da Equatorial, na manhã de sábado (29) de junho, Carajás, em Goiânia
A Equatorial Goiás anunciou a reconstrução do sistema elétrico do estado logo no início da operação, em dezembro de 2022. Na época, a companhia também apresentou um plano de ações e investimentos, com foco na melhoria de distribuição de energia, no desenvolvimento do estado e no atendimento à demanda reprimida. Tudo isso diante da realidade de uma rede defasada, majoritariamente monofásica e 40% dos transformadores sobrecarregados, cenário agravado pela maior onda de calor dos últimos 120 anos.
Para robustecer o sistema elétrico de Goiás foram investidos R$ 2 bilhões na área de concessão somente em 2023. A companhia entregou cinco novas subestações, modernizou e ampliou 161 unidades; construiu seis novas linhas de distribuição de alta tensão, além da recapacitação (reforma) de outras quatro. Para 2024, está entre os principais objetivos da Equatorial aumentar em 41% as manutenções preventivas em todo o estado. Também estão previstas novas obras, com destaque para a nova subestação JK-Jataí (inaugurada na semana passada) e Pirenópolis, além da ampliação e modernização de outras 97 subestações. Todo esse trabalho pode ser acompanhado em tempo real no site do Trabalhômetro: https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/.
Importante destacar que todo esse trabalho já vem dando frutos. Comparando os indicadores globais de qualidade do fornecimento da energia em Goiás, DEC e FEC, ambos apresentam em 2024 em relação a 2023. No 1° trimestre de 2024, os valores acumulados foram de 4,36 horas no DEC e 1,95 vezes no FEC, contra 5,22 horas e 2,70 vezes no mesmo período de 2023. Isso representa uma melhora de 16,5% no DEC e de 27,8% no FEC.
Por fim, vale destacar que esses indicadores referente ao ano de 2022, período anterior à gestão da Equatorial, foram retificados conforme orientação da Aneel, o que colocaria a distribuidora na última posição do ranking já nos anos anteriores, ou seja, não teria queda da Equatorial Goiás no ranking. Pelo contrário, observa-se um avanço contínuo dos indicadores desde que o Grupo Equatorial assumiu a concessão. Além da melhoria na qualidade do fornecimento de energia, houve avanço na qualidade no atendimento ao consumidor. Na comparação das reclamações registradas na Aneel em dezembro de 2022, quando a empresa adquiriu a distribuidora, com maio de 2024, a Equatorial Goiás saiu de um patamar de 7% de reclamações acima da média nacional para 7% abaixo da média nacional.