EUA impedem entrada de Hugo Calderano no país para torneio de tênis de mesa

Hugo Calderano – Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Número 3 do ranking mundial, Hugo Calderano foi impedido de entrar nos Estados Unidos e não disputará o WTT Grand Smash Las Vegas. O próprio mesatenista confirmou a informação por meio de seu site oficial. Uma ida a Cuba em 2023 para participar de eventos da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) acarretou a situação.

Calderano tentou entrar nos EUA por meio de uma dispensa de visto previsto para cidadãos de 42 países. Ele usou passaporte de Portugal, contemplado pelo programa. O Brasil não é beneficiado.

O programa permite viagens aos EUA de até 90 dias a passeio ou a negócios, desde que determinadas regras sejam cumpridas. Basta preencher um formulário chamado de ESTA (sigla em inglês para “Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem”). 

No entanto, segundo a lei dos EUA, o benefício é revogado se um cidadão tiver viajado para um dos países de uma “lista de banidos”, entre os quais Coreia do Norte, Irã, Iraque e Cuba.

Segundo o texto da isenção de visto, pessoas que tenham visitado o país da América Central a partir de 12 de janeiro de 2021, caso de Hugo Calderano, terão que fazer um pedido para um visto americano regular.

A regra foi implementada em 2015 com uma norma de “Prevenção à Circulação de Terroristas”. Cuba foi incluída em 2023, durante o governo do democrata Joe Biden.

Hugo Calderano esteve em Cuba em 2023, para disputar o Campeonato Pan-Americano e a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris, que ocorreram em 2024.

Segundo a assessoria, a confirmação da solicitação demorou mais do que o esperado, e Calderano entrou em contato com a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CPB). O atleta recebeu a informação de que não estava mais elegível para dispensa de visto por ter ido a Cuba em 2023.

Ele foi ao país naquele ano para disputa do Campeonato Pan-Americano e do evento de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris. Os eventos são organizados pela ITTF.

A assessoria de Calderano informou que o atleta realizou todos os esforços possíveis para obter um visto regular emergencial. Ele ainda contou com o apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC). No entanto, não havia disponibilidade para uma entrevista que permitisse ao atleta chegar a tempo em solo americano para competir.

“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, declarou Hugo.

Fonte: https://horadopovo.com.br/eua-impedem-entrada-de-hugo-calderano-no-pais-para-torneio-de-tenis-de-mesa/