Evandro passa Fernandes em Fortaleza: 44% a 42%, mostra Quaest

André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) disputam a Prefeitura de Fortaleza. Fotos: Reprodução/JC – Alece

A pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (23), mostra Evandro Leitão (PT) pela primeira vez na frente do bolsonarista André Fernandes (PL) na disputa pela Prefeitura de Fortaleza e com 10 pontos a mais do que recebeu no primeiro turno.

O levantamento registrou que Evandro Leitão tem 44% das intenções de voto, enquanto André Fernandes tem 42%.

2% dos eleitores de Fortaleza estão indecisos, enquanto 12% pretendem anular seus votos. A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 22 de outubro.

Reprodução – G1

Há menos de uma semana, no dia 18, quando o instituto fez a primeira pesquisa para o segundo turno, ambos estavam empatados com 43%.

Em suas redes sociais, Evandro Leitão comentou que a cidade está “mais unida do que nunca para defender nossa cidade do bolsonarismo”.

As pesquisas mostraram, inicialmente, um crescimento forte de Evandro Leitão em relação ao primeiro turno, quando obteve 34,3% dos votos.

André Fernandes, que liderou o primeiro turno com 40,2% dos votos, cresceu menos de 3 pontos, segundo a pesquisa.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, os dois aparecem empatados com 37%.

No entanto, a variação em relação à pesquisa anterior é favorável para Evandro Leitão, uma vez que ele tinha 35% e André 39%.

Evandro Leitão tem ampla vantagem entre as mulheres, com 50% das intenções de voto contra 35% de André Fernandes. Entre os homens, André ganha por 49% contra 38%.

“DANE-SE”

Circula um vídeo nas redes sociais em que o candidato à prefeitura de Fortaleza (CE), André Fernandes (PL), diz “dane-se” em referência ao número de mulheres assassinadas por feminicídio.

No vídeo, Fernandes, usando uma camiseta amarela com a imagem estilizada do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirma: “Depois puxaram e começaram a falar do feminicídio: ‘Ah, mas o feminicídio, aqui no Brasil, tantas mulheres morrem por dia’. Ah, dane-se! E quantos homens morrem por dia?”, declarou o candidato.

O vídeo foi divulgado nas redes sociais do deputado federal José Guimarães (PT-CE), embora não seja possível determinar a data exata da gravação.

Em 2021, o candidato do PL foi condenado a indenizar a repórter Patrícia Campos Mello, do jornal Folha de S. Paulo, por ofensas de cunho sexual.

Fonte: https://horadopovo.com.br/evandro-passa-fernandes-em-fortaleza-44-a-42-mostra-quaest/