Federações e parlamentares debatem ação contra privatização dos Correios

Foto: Findect

Nesta terça-feira (6), as entidades representativas dos trabalhadores dos Correios (ECT) se reuniram com deputados de três frentes parlamentares para debater ação conjunta contra a privatização da empresa, pretendida por Bolsonaro. O objetivo do movimento é reunir parlamentares, partidos, trabalhadores e entidades da sociedade civil para barrar o projeto do governo que pretende entregas os serviços postais para o setor provado.

O encontro foi realizado pela Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores da ECT (Findect), Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fendect), Associação dos Analistas de Correios do Brasil (AACB), Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), Associação Nacional dos Trabalhadores da ECT (ANATECT) e Federação dos Aposentados, Aposentáveis e Pensionistas dos Correios e Telégrafos (FAACO).

A reunião aprofundou a discussão sobre os projetos de lei (PL) 7488/2017, que trata da quebra do monopólio, e do PL 591/21 que busca permitir a quebra do monopólio a partir da possibilidade da exploração dos serviços postais pelo setor privado, hoje sobre monopólio da estatal, e da criação de agência reguladora para o setor.

O encontro reforçou a importância de se debater a questão junto os parlamentares no Congresso Nacional, além de continuar as mobilizações da categoria e o diálogo com a sociedade em busca de demonstrar os impactos para o país com a privatização dos Correios, estatal estratégica que garante os serviços postais em todos o território nacional.

Em nota, a Findect afirma que é uma aberração propor a privatização dos Correios “num momento em que o papel do estado dos serviços públicos e estatais é ressaltado e resgatado em todo o planeta. E aqui se vê o caminho contrário, com a diminuição do estado e dos direitos dos trabalhadores”.

“A ECT é uma empresa estratégica, integradora da enorme diversidade existente no país, a única que está presente em todas as comunidades, com importante participação na história cultural, afetiva e econômica do país. Além disso, ao contrário do que diz a direção da empresa e o governo, o potencial de crescimento e lucro futuro dos Correios é enorme, devido ao grande crescimento do setor de e-commerce em todo o planeta”, afirma a entidade no documento.

Participaram da reunião o deputado Leonardo Monteiro e o senador Paulo Rocha, pela Frente em Defesa dos Correios, o deputado Pompeo de Mattos, representando a Frente Parlamentar em Defesa da Soberania e os deputados Patrus Ananias e Enio Verri pela Frente Parlamentar em Defesa das Empresas Públicas.

Também participaram para manifestar apoio à luta os deputados Helder Salomão, Vicentinho, Érica Kokay, Rogério Correa, Bira do Pindaré, Zé Neto, José Ricardo, Daniel Almeida e Reginaldo Lopes.

Fonte: horadopovo.com.br/federacoes-e-parlamentares-debatem-acao-contra-privatizacao-dos-correios