Fuad Noman (à direita) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que preside o PSD em Minas Gerais
O prefeito Fuad Noman (PSD) segue à frente nas pesquisas eleitorais neste segundo turno em Belo Horizonte. Pesquisa divulgada pela Viva Voz, no domingo (20) mostra o candidato à reeleição com 49,3% das intenções de voto, enquanto o bolsonarista Bruno Engler (PL) aparece com 35,6%.
Os dados são da pesquisa estimulada, que é quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores que responderam à pesquisa.
O número de votos brancos ou nulos, de acordo com a pesquisa, é de 9,5%, enquanto 5,6% dos belo-horizontinos ainda estão indecisos.
Levando em conta os votos válidos, Fuad tem 58% das intenções de voto, contra 42% de Engler.
A margem de erro é de 3,2% e a pesquisa tem um nível de confiança de 95%. A pesquisa abrange eleitores de Belo Horizonte a partir de 16 anos. Ao todo, foram realizadas 940 entrevistas. Ela está registrada no site do Tribunal Superior Eleitoral com o número MG-06916/2024.
Segundo a Viva Voz, Bruno Engler é o candidato mais rejeitado na capital mineira, com 40,7% de rejeição. Fuad Noman, por sua vez, apresentou uma taxa de 28,7%.
Na pesquisa, 14,3% da população respondeu que poderia votar em qualquer um dos dois. Aqueles que afirmaram que não votariam em nenhum deles somam 9,2%. Além disso, 7,1% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder.
A pesquisa também perguntou a avaliação da atual gestão de Belo Horizonte. Neste contexto, 67% dos eleitores aprovaram o governo de Fuad Noman, enquanto 29% desaprovaram. Aqueles que não souberam ou não responderam somaram 4%.
Quanto à qualidade da gestão, 40% dos eleitores consideraram a administração regular, 36% a avaliaram como boa, 9% como ruim e 8% como péssima. Somente 5% a consideraram ótima, enquanto 2% não souberam ou não responderam.
Fonte: https://horadopovo.com.br/fuad-noman-lidera-com-58-dos-votos-validos-em-belo-horizonte-aponta-pesquisa/