Governo de São Paulo prorroga quarentena até o dia 7 de fevereiro

Foto: Roberto Parizotti/Fotospublicas

O Governo de São Paulo publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (31) decreto que prorroga a quarentena no Estado até o dia 7 de fevereiro.

Conforme a publicação, a medida visa “conter a disseminação de Covid-19 e garantir o adequado funcionamento dos serviços de saúde”.

Desde o início da pandemia, a quarentena determinada pelo governador João Doria vem sendo prorrogada, juntamente com flexibilizações econômicas feitas pelo Plano São Paulo, conforme o desenvolvimento da pandemia. Essa é a 15ª prorrogação.

Com isso, ficam mantidas restrições a dez horas diárias para atendimento presencial em estabelecimentos e 40% de capacidade, além do funcionamento até às 22h. Todos os eventos com público em pé estão proibidos enquanto a cidade estiver na fase amarela.

Este mês, o número de mortes por Covid-19 no Brasil foi o maior registrado desde setembro. Em São Paulo, o crescimento do número de mortes foi de 57%. Os óbitos saltaram de 2.784 em novembro para 4.382 em dezembro, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

O número de contaminados também cresceu em dezembro, na comparação com novembro, passando de 125.526 casos para 210.425 em dezembro.

Nos dias 1, 2 e 3 de janeiro, o Estado volta à fase vermelha, quando apenas serviços essenciais podem funcionar. No litoral do Estado, o acesso às praias foi bloqueado para impedir a aglomeração na virada do Ano Novo.

Conforme informou o Governo estadual, as cidades que não cumprirem a determinação serão notificadas pelo Ministério Público.

Fonte: horadopovo.com.br/governo-de-sao-paulo-prorroga-quarentena-ate-dia-7-de-fevereiro