(Gaspar Nóbrega/COB)
O atleta brasileiro Hugo Calderano fez história no tênis de mesa ao conquistar, neste domingo (20), o primeiro título do Brasil na Copa do Mundo da modalidade. Atual número 5 do ranking mundial, Calderano venceu o chinês Lin Shidong, líder do ranking, de virada por 4 sets a 1. Com a vitória, o atleta é também o primeiro fora da Ásia e da Europa a conquistar o título.
A trajetória de Hugo já havia sido marcante desde as quartas de final, quando derrotou o japonês Tomokazu Harimoto, terceiro colocado no ranking. Com isso, garantiu a primeira medalha do Brasil na competição, que não possui disputa pelo terceiro lugar. O torneio foi realizado em Macau, na China, e nunca antes um representante da América Latina havia alcançado a final.
Durante sua campanha, Calderano conquistou uma sequência de seis vitórias consecutivas, superando o canadense Eugene Wang (65º do mundo), além dos japoneses Yukiya Uda (30º), Hiroto Shinozuka (29º) e Tomokazu Harimoto (3º), além do chinês Wang Chuqin (2º) nas semifinais. Esta foi a sexta vez que Hugo disputou a Copa do Mundo, sendo que seu melhor desempenho até então havia sido uma ida às quartas de final em 2019, melhor colocação do país na competição até então.
“Antes do torneio, eu jamais imaginaria que sairia campeão. Derrotar o número 3, o número 2 e o número 1 do mundo é algo inacreditável. Só estar na semifinal já era um sonho. Colocar meu nome na história é algo muito louco”, declarou Calderano após a vitória histórica.
“Depois das Olimpíadas, conquistar um título como esse tem um valor imenso. Sempre acreditei em mim, trabalhei duro. Se você conversasse comigo um mês atrás, eu estava mal. Sou muito grato pelo apoio que recebi — dos meus amigos, da minha família, de todos que me mandaram mensagens, mesmo que eu não tenha conseguido responder a todos”, completou.
Fonte: https://horadopovo.com.br/hugo-calderano-vence-copa-do-mundo-de-tenis-de-mesa-em-conquista-inedita-para-o-brasil/