Hugo Calderano vence francês e avança para as quartas de final do Tênis de Mesa

Atleta Hugo Calderano, do Brasil, joga oitavas do tênis de mesa. Foto: Alexandre Loureiro/COB

Nesta quarta-feira (31), diante de um ginásio lotado e contra um oponente francês, Hugo Calderano superou as adversidades para avançar às quartas de final do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos Paris 2024. O brasileiro venceu o francês Alexis Lebrun, nas oitavas, por 4 sets a 1 (parciais de 3/11, 11/5, 11/6, 11/3, 11/8), em partida disputada na Arena Paris Sul. 

Com o resultado, Calderano já igualou a melhor campanha de um brasileiro na modalidade em Jogos Olímpicos, uma vez que ele mesmo avançou às quartas em Tóquio 2020.

Jogando contra o dono da casa e a barulhenta torcida francesa, Hugo Calderano não se intimidou e se impôs para vencer um dos irmãos Lebrun, sensações do tênis de mesa francês. O brasileiro agora se prepara para a disputa das quartas de final diante do sul-coreano Woojin Jang. Vale lembrar que o chinês número 1 do mundo, Wang Chuqin, foi eliminado pelo sueco Truls Moregard (número 26 do mundo), e saiu do caminho do brasileiro numa eventual semifinal.

BMX FREESTYLE

Gustavo Oliveira, o Bala Loka fez história para o país, mas ficou sem a medalha inédita para o Brasil. Com a sua melhor nota sendo um 90.20, Bala Loka ficou na 6ª posição do ciclismo BMX freestyle nas Olimpíadas de Paris.

O ouro ficou com o argentino José Torres Gil, com nota 94.82. O britânico Kieran Reilly (93.91) ficou com a prata e o francês Anthony Jeanjean (93.76) completou o pódio com o bronze.

Diferentemente das semifinais, onde a nota final era determinada pela média de duas voltas, na decisão seria contabilizada apenas a nota mais alta entre as duas corridas.

Gustavo foi o segundo a entrar na pista, conseguindo uma volta consistente, com nota 90.20 logo de cara, a sua maior, contando também as semifinais.

Com o desempenho do brasileiro, contando com três quedas de concorrentes, a classificação ao final da primeira rodada foi a 4ª posição, dando esperança de um pódio.

Na segunda volta, mesmo sem queda, porém, sua volta recebeu 88.88, nota inferior à anterior, sendo descartada. Com outros atletas conquistando melhores notas, o brasileiro caiu para 6ª colocação.

Fonte: https://horadopovo.com.br/hugo-calderano-vence-frances-e-avanca-para-as-quartas-de-final-do-tenis-de-mesa/