Isaquias Queiroz e Raquel Kochhann serão porta-bandeiras do Brasil em Paris

Os atletas olímpicos Isaquias Queiroz e Raquel Kochhann serão os porta-bandeiras do Brasil na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia acontece às 14h30 desta sexta-feira (26).

Os atletas vão desfilar em barcos pelo rio Sena, numa viagem pela história e arquitetura de Paris. É a primeira vez que o tradicional desfile acontece fora de um estádio. Serão quase 100 barcos no transporte de 10.500 atletas de 206 países.

O Brasil conta com 277 atletas competindo em 39 modalidades. E, na abertura, a delegação estará bem representada. Raquel Kochhann, jogadora de rugby, é uma das líderes das Yaras e acabou de superar um câncer.

A Raquel é uma veterana de duas Olimpíadas com a seleção brasileira feminina de rugby. Ser porta-bandeira é um reconhecimento à força e à coragem dessa catarinense. Dos Jogos de Tóquio para cá, a Raquel descobriu um câncer de mama e um tumor ósseo no esterno, o osso do peito. Passou pela cirurgia de mastectomia e sessões de quimioterapia praticamente sem parar de treinar. Com disciplina, ela voltou a disputar jogos oficiais em janeiro de 2024.

“Eu devo ao esporte a recuperação do meu corpo durante esse tratamento, porque o que era pedido que eu fizesse, eu fazia ao pé da letra e o resultado foi positivo”, conta Raquel Kochhann.

“São atletas de excelência e merecem todo o nosso respeito. O Isaquias dispensa comentários em termos de resultados. A Raquel Kochhann é um símbolo total de superação e está novamente na seleção como capitã”, afirma Paulo Wanderley, presidente do COB.

“O Isaquias, para mim, é uma inspiração. Que honra poder estar lá com ele”, afirma Raquel.

Isaquias Queiroz é campeão olímpico e dono de quatro medalhas na canoagem de velocidade. É o único brasileiro a conquistar três medalhas em uma única olimpíada, na Rio 2016, e vai agora para a sua terceira competição.

Nas duas últimas Olimpíadas, Isaquias Queiroz conquistou quatro medalhas – um ouro, duas pratas e um bronze. Já estava na hora de entregar a bandeira do Brasil para ele celebrar as vitórias.

“Não podia ser outra pessoa. O porta-bandeira vai estar em um barco no Rio Sena. Então, tem toda a referência com a canoagem, comigo, com a minha trajetória”, diz.

Ele teve a confirmação da notícia nos lagos de Mortágua, em Portugal, local que a Confederação Brasileira de Canoagem escolheu para a reta final da preparação para os Jogos Olímpicos.

O Isaquias vai viajar para a França nesta semana só para ser porta-bandeira. Depois, ele volta a Portugal, termina o treinamento e retorna a Paris na última semana dos Jogos. A meta do Isaquias é virar o maior medalhista olímpico do Brasil.

“Espero que sim. Poder sair de lá com as duas medalhas. E eu não quero só as duas medalhas. Eu quero as duas de ouro”, afirma.

A abertura, em Paris, deve ser vista de perto por quase 600 mil pessoas, e mais de um bilhão e meio devem assistir às transmissões ao vivo.

Fonte: https://horadopovo.com.br/isaquias-queiroz-e-raquel-kochhann-serao-porta-bandeiras-do-brasil-em-paris/