Foto: Reprodução/X
A deputada federal Maria do Rosário foi aclamada pela convenção da federação Brasil da Esperança como a candidata à prefeitura de Porto Alegre neste sábado (27). A deputada, que cumpre seu sexto mandato, terá como vice a servidora pública Tamyres Filgueira, do PSOL.
A candidatura tem o apoio da coligação composta pelo PT, PCdoB, PV, Rede e Avante.
Com palavras de ordem como “Fé, união e reconstrução” e “o povo de novo na prefeitura”, a convenção reuniu centenas de lideranças políticas, militantes e apoiadores que lotaram o ginásio da Associação Cristã de Moços (ACM), no Centro Histórico de Porto Alegre.
Maria do Rosário, que é professora e pedagoga, ex-vereadora, ex-deputada estadual e ex-ministra dos Direitos Humanos, defendeu um programa de administração que priorize políticas de educação, saúde, segurança e assistência social.
Sem citar nomes, a candidata se referiu à dimensão da tragédia que atingiu a capital gaúcha: “As más decisões tomadas por esses que desgovernam a cidade levaram ao sofrimento do nosso povo. Não fizeram a manutenção devida que poderia ter protegido nossa cidade e condenaram o Sarandi, o Humaitá, Vila Farrapos, o Centro Histórico, várias regiões, a viverem a tragédia da falta de gestão”, disse.
“Não é possível que o poder público estivesse tão despreparado”, afirmou Maria do Rosário, se referindo à condução do prefeito Sebastião Melo (MDB).
Enaltecendo a frente de partidos em torno de uma candidatura pela reconstrução da cidade, com olhar especial às crianças, mulheres e idosos, e valorização do servidor público, Rosário disse que “sem essa vontade transformadora, o Brasil estaria vivendo ainda um período de trevas e de ataque à democracia”.
“Nossa frente política está aberta e tem o coração grande e uma vontade de mudança imensa”, afirmou.
A candidata ainda reforçou o papel do governo federal na reconstrução da capital com aporte de recursos. Maria do Rosário propôs a criação de um consórcio integrado por municípios da Região Metropolitana para gerir o sistema de proteção às cheias da zona norte da Capital.
“A cidade receberá importante aporte a partir do trabalho que estamos fazendo. Vamos recuperar todos os diques para que os moradores não tenham mais medo quando começar a chover”, prometeu.
A convenção foi apresentada pelas presidentes do PT, Laura Sito, e do PSOL, Luciana Genro, e contou com a presença de lideranças históricas como os ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, além do ex-prefeito Raul Pont, deputados estaduais e federais do PT e do PSOL, do ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta, e de todos os pré-candidatos à Câmara de Vereadores dos partidos aliados.
Fonte: https://horadopovo.com.br/maria-do-rosario-e-aclamada-como-candidata-a-prefeitura-de-porto-alegre/