Metroviários de Pernambuco aprovam indicativo de greve contra privatização

Assembleia foi realizada nesta terça-feira (9). Foto: Sindmetrope

Os metroviários de Pernambuco aprovaram indicativo de greve, para o próximo dia 25 de julho, contra a manutenção do sistema de metrô do Recife no Programa Nacional de Desestatização (PND). O Metrô do Recife transporta, diariamente, cerca de 200 mil pessoas no Recife e Região Metropolitana.

De acordo com o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), a assembleia realizada em frente à Estação Recife na noite desta terça-feira (9) estabeleceu que, caso as negociações não avancem junto ao Governo Federal em relação à retirada do sistema de metrô do Programa, a paralisação por tempo indeterminado será decretada.

Os funcionários também cobram avanços nas negociações com o Governo Federal e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025 e o Acordo Coletivo Especial (ACE).

“O governo federal não avança nos investimentos, não retirou a CBTU do PND, não reduziu a tarifa, não assinou o Acordo Coletivo Especial (ACE) que garante os empregos da categoria, caso seja concedida. A empresa não avançou nas negociações do novo Plano de Empregos e Salários (PES), promessas da campanha do ano passado”, disse Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE.

“No próximo dia 25, vamos ter uma nova assembleia e, se nesse decorrer, não tiver nenhum avanço, possivelmente vamos ter uma paralisação, a partir da 0h. Não sei se por 24 horas, 48 horas ou por tempo indeterminado”, disse Luiz Soares.

Na semana passada, o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou R$ 136 milhões de investimento para o Metrô do Recife para a substituição de trilhos e dormentes; restauração da via-férrea; atualização das subestações elétricas e o aprimoramento das coberturas das estações.

Fonte: https://horadopovo.com.br/metroviarios-de-pernambuco-aprovam-indicativo-de-greve-contra-privatizacao/