Moradores da Ilha do Governador sofrem novo apagão e Prefeitura impõe multa milionária à Light

Moradores da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que ficaram mais de 48 horas sem luz, voltaram a reclamar sobre falta de energia no início da tarde desta segunda-feira (22). O Aeroporto do Galeão, localizado no bairro, confirmou que está operando por geradores desde quinta-feira. Porém, a Light informou que o serviço está normalizado e que as equipes trabalham para atender casos pontuais.

Nas redes sociais, moradores da região reclamaram sobre falta de luz em diversas áreas como Bancários, Tauá, Moneró e Portuguesa. “Freguesia novamente sem luz já faz uma hora. Difícil! É necessário tomarmos alguma atitude! Infelizmente isso irá persistir se não fizermos nada! Descaso absurdo com a população! Eles nem abatem no valor da conta de luz. Qual a explicação de ficarmos com problemas no sinal das operadoras também?”, comentou uma internauta.

Questionada sobre esse novo problema, a Light informou que o serviço está normalizado e que a empresa segue trabalhando com mais de 200 profissionais para atender os casos pontuais.

Em virtude das falhas na prestação do serviço, o prefeito Eduardo Paes anunciou uma nova multa contra a concessionária. A punição aplicada pelo Procon Carioca tem o valor de R$ 13,6 milhões. Paes ainda destacou que essa é uma das ações tomadas pelo município contra a Light. De acordo com ele, a prefeitura já entrou com uma ação civil pública contra a empresa e busca ainda ajuda do Governo Federal para solucionar o problema, uma vez que a Light é uma concessão da União.

“Mais um recado para os moradores da Ilha do Governador, especialmente para a Light. No último domingo, vimos se repetir uma cena que infelizmente está se tornando comum na Ilha do Governador, um apagão da Light. Prometeram uma solução e a situação foi administrada ainda no próprio domingo, mas um dia inteiro de sofrimento para o povo da Ilha e ontem voltamos a ter apagão que permanece até hoje”, comentou.

Paes explica ainda que existe a possibilidade de não renovação da concessão da empresa, diante das recorrentes falhas no fornecimento, em especial pelo que vem acontecendo na Ilha. “Essa é a medida mais dura que pode ser tomada contra eles”, afirmou.

Sobre a multa aplicada contra a empresa, Paes explicou que a Light já foi notificada duas vezes sobre a punição: “Notificamos no domingo, notificamos novamente e vamos jogar muito duro por esses absurdos cariocas, com a população da Ilha do Governador. Não vamos ficar quietos assistindo esses absurdos”.

Moradores da Ilha do Governador e de Paquetá ficaram mais de 48 horas sem energia no período entre quinta-feira (18) e sábado (20). De acordo com a concessionária, o apagão ocorreu devido a um defeito na rede subterrânea e as equipes precisaram fazer uma parada emergencial em trechos de bairros da região para reparar o sistema de alta tensão.

Segundo a Light, a normalização completa do serviço aconteceu na manhã de sábado (20). Contudo, na noite do mesmo dia, moradores voltaram a reclamar sobre falta de energia, fato confirmado pela própria concessionária, que explicou que houve um desarme na rede.

Os apagões não são fatos isolados. No início de 2024, a Ilha do Governador já havia passado por 24 horas sem energia, devido a uma ocorrência numa subestação da Light. As falhas recorrentes geraram duas multas ao Procon-RJ, totalizando R$ 9,5 milhões em sanções à concessionária.

O Procon Carioca já havia instaurado duas averiguações preliminares contra a empresa, em virtude de falhas no fornecimento de energia elétrica, ocorridas a partir de novembro de 2023, não só na Ilha, mas também em outros bairros como Botafogo e Copacabana.

A Light já havia sido multada pelo Procon Carioca em abril deste ano, no valor de pouco mais de R$ 2 milhões, após decisão rejeitar recurso da empresa. O processo administrativo instaurado em 2021 havia sido aberto em razão de constantes falhas no fornecimento de energia elétrica.

Fonte: https://horadopovo.com.br/moradores-da-ilha-do-governador-sofrem-novo-apagao-e-prefeitura-impoe-multa-milionaria-a-light/