Foto: Roosevelt Cássio
O boletim “De olho nas negociações” do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta que 87,8% das negociações salariais entre as categorias com data-base em junho, registradas até 8 de julho, conquistaram ganhos reais aos salários, na comparação com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPC-IBGE). Outras 8,8% conquistaram reajustes em percentual igual à inflação e 3,3% tiveram resultados abaixo do INPC.
“Com esse resultado – embora ainda parcial – são sete datas-bases seguidas com mais de 80% das negociações com reajustes acima da inflação. Esse quadro de relativa estabilidade em níveis elevados contrasta com o observado no segundo semestre de 2023, de piora crescente nos resultados das negociações entre agosto e novembro”, aponta o documento.
De acordo com o Dieese, o valor do reajuste necessário equivale à variação acumulada do INPC nos 12 meses anteriores a cada data-base. Para as categorias que negociam em julho, esse valor é de 3,70%.
Considerando os setores da economia selecionados no estudo, a indústria e os serviços tiveram ganhos reais em mais de 87% dos casos. “No comércio, como observado nas últimas publicações, os ganhos reais são menos frequentes do que nos outros dois segmentos, embora tenham ocorrido em 76,5% das negociações. Foi no comércio ainda que se verificou o menor percentual de resultados abaixo da inflação (2,1%)”, destaca o boletim.
Fonte: https://horadopovo.com.br/negociacoes-coletivas-conquistaram-aumento-real-em-878-dos-acordos-realizados-em-julho/