Foto: Reprodução –
O Papa Francisco dedicou suas preces, na manhã deste domingo (11), às famílias e às vítimas do acidente aéreo que ocorreu na tarde de sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo. O trágico evento envolvendo a aeronave da Voepass Linhas Aéreas resultou na perda de 62 vidas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo do voo 2283, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
Durante a bênção dominical na Praça São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco se dirigiu à multidão reunida, pedindo orações para as vítimas do acidente aéreo no Brasil. Em nota divulgada hoje, o Vaticano informou que, de acordo com a empresa operadora da aeronave, quatro das vítimas possuíam dupla cidadania: três venezuelanos e um cidadão português.
O Vaticano também ressaltou que esse acidente aéreo é o mais grave no país desde o ocorrido em 2007, quando a aeronave da TAM Linhas Aéreas não conseguiu pousar em Congonhas (SP) e colidiu com o prédio da TAM Express, resultando na morte de 199 pessoas.
As duas caixas-pretas do avião da Voepass, que contêm gravações de voz e dados do voo 2283, estão sendo analisadas por técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) da Força Aérea Brasileira (FAB), após sua recuperação no local da queda, no condomínio residencial Recanto Florido, em Vinhedo.
Durante uma coletiva de imprensa realizada no município paulista neste domingo, o chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, confirmou que os conteúdos das gravações de voz e dados estão preservados integralmente e já foram acessados pela equipe técnica do órgão, que continuará as investigações.