O vereador bolsonarista, Inspetor Alberto (PL). Foto: Reprodução
O vereador de Fortaleza, Inspetor Alberto (PL), apoiador do candidato bolsonarista André Fernandes (PL), gravou um vídeo falando para Evandro Leitão (PT) “preparar teu caixão”.
Evandro Leitão passou André Fernandes em intenções de voto para a Prefeitura de Fortaleza, registrou a pesquisa Quaest divulgada na quarta-feira (23).
Em um ato com Fernandes, o vereador Inspetor Alberto gravou um vídeo ameaçando Leitão. “Leitão, filho da puta, tu vai para churrasqueira. Prepara teu caixão, vagabundo”, disse o bolsonarista.
Durante todo o ato, ocorrido no tradicional bairro Barra do Ceará, Alberto usou um colete balístico.
Evandro Leitão já prestou queixa à Polícia Civil, que vai instaurar um inquérito.
É “inaceitável esse tipo de comportamento da campanha do candidato André, que é movida pela intolerância e pelo ódio”, denunciou Leitão.
“Eles não respeitam a democracia, assim como o líder de André Fernandes, [Jair] Bolsonaro”, apontou.
“Tais declarações se tratam de ameaças graves, proferidas publicamente e que colocam em risco a minha segurança. Por este motivo, venho registrar esta ocorrência, solicitando as providências cabíveis para a proteção da minha integridade física e moral”, continuou o candidato à Prefeitura.
Inspetor Alberto, que se apresenta como policial civil, já foi condenado a pagar R$ 5 mil de indenização por gravar um vídeo atirando contra um retrato de Lula, em 2019.
Na época, Lula era ex-presidente e Alberto era assessor de um deputado estadual do Ceará. “Sai toda a raiva”, falou no vídeo.
Após a repercussão do caso, o vereador disse ao UOL que se equivocou na hora de pronunciar a palavra “caixão”.
E deu uma explicação inverossímil para o caso: “Se você vir o vídeo todo, eu falo em assar porco, e aí eu falo colocar o leitão [sobrenome do candidato] na churrasqueira, e que prepare o carvão, só que falei caixão”, disse. “No meu subconsciente, acreditei que havia falado carvão e fui pra casa de boa. Mas se for pra pedir desculpa, peço, porque foi um erro de palavra”.
Apesar da grande vantagem no primeiro turno, quando recebeu 40,2% dos votos, o bolsonarista André Fernandes foi ultrapassado por Evandro Leitão, que teve 34,3%, de acordo com a pesquisa Quaest.
O levantamento mostra Leitão com 44% das intenções de voto, enquanto André Fernandes tem 42%.
Em suas redes sociais, Evandro Leitão comentou que a cidade está “mais unida do que nunca para defender nossa cidade do bolsonarismo”.
Fonte: https://horadopovo.com.br/vereador-de-fortaleza-que-apoia-candidato-bolsonarista-ameaca-evandro-de-morte/