A primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024 vem da modalidade que mais garantiu medalhas ao país na história dos Jogos: o judô. O paulista Willian Lima conquistou a prata na categoria até 66 kg na tarde deste domingo (28).
O brasileiro enfrentou o atual campeão olímpico e três vezes campeão mundial, o japonês Hifumi Abe, que derrotou o moldavo Vieru Denis, primeiro do ranking, na outra semifinal. Willian Lima ficou com a medalha de prata após sofrer um ippon e um waza-ari do japonês.
Sargento da Marinha e natural de Mogi das Cruzes (SP), o judoca de 24 anos entrou para a história do esporte brasileiro ao conquistar a 25ª medalha de judô em Olimpíadas.
Seu adversário, Hifumi Abe, foi o medalhista de ouro em Tóquio, em 2021, e campeão mundial da modalidade em 2017, 2018 e 2022. Hifumi é membro de uma das mais conhecidas famílias do judô internacional.
PIMENTA
Na sequência dos jogos, outra grata surpresa com o primeiro bronze do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024. Larissa Pimenta garante a medalha de na categoria até 52kg ao vencer a italiana Odette Giuffrida, atual campeã mundial, na disputa da medalha.
A italiana Giuffrida, 29, é mais condecorada e experiente, tendo conquistado a prata nos jogos do Rio 2016, além do bronze nas últimas Olimpíadas de Tóquio 2020. Giuffrida é a atual campeã mundial, conquistando o ouro no Mundial de Abu Dhabi neste ano.
Larissa conquistou o direito de disputar o bronze após derrotar a atual medalhista olímpica de bronze em Tóquio, a britânica Chelsie Giles.
Natural de São Vicente, Larissa tem duas medalhas em Grand Slam, o segundo torneio mais importante da modalidade, um bronze em 2023 e uma prata em 2024. Além disso, a judoca de 25 anos é a atual pentacampeã da categoria até 52kg no Campeonato Pan-Americano e bicampeã dos Jogos Pan-Americanos. No último Mundial, disputado em 2021, Larissa Pimenta foi medalhista de bronze.
Fonte: https://horadopovo.com.br/willian-e-larissa-conquistam-as-primeiras-medalhas-do-brasil-em-paris-2024/