Governos de 7 estados mobilizam aeronaves e bombeiros em socorro às vítimas na Bahia – Hora do Povo

Governo de São Paulo envia Força-Tarefa à Bahia. Foto: Divulgação

Governadores de sete estados brasileiros enviaram ajuda humana e material para os municípios atingidos pelas tempestades na Bahia.

Até agora, os governadores de São Paulo, Piauí, Maranhão, Espírito Santo, Ceará, Paraíba e Minas Gerais prestaram solidariedade às pessoas afetadas pelas chuvas.

Além disso, o governador Rui Costa informou que uma força-tarefa com 161 pessoas da segurança pública composta por bombeiros militares da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe, além das Policias Militar da Bahia e da Rodoviária Federal, está atuando na Operação no Sul da Bahia.

imagem29-12-2021-01-12-27
imagem29-12-2021-01-12-27
Governo do Maranhão envia ajuda aos municípios da Bahia atingidos pelas chuvas. Foto: Divulgação

Há ainda 20 viaturas, 10 aeronaves, oito botes e um barco mobilizados para os resgates.

O Governo de São Paulo enviou dois helicópteros Águia e dois aviões para auxiliar as vítimas das chuvas que atingem o estado da Bahia. Também foram enviados outros 30 profissionais do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação da Polícia Militar. A força-tarefa é composta por oficiais e praças especialistas em resgates, salvamento e logística.

Segundo o governo de São Paulo, a equipe auxiliará na elaboração de planos de trabalho, no restabelecimento dos serviços essenciais e na organização de abrigos para as vítimas. Além disso, ajudará na mensuração dos danos, para auxiliar em caso de decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), divulgou que o estado enviou para a Bahia viaturas, embarcações e efetivo especializado do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

“Fiz contato com o governador da Bahia, Rui Costa [PT] e coloquei o Espírito Santo à disposição para colaborar com o estado vizinho devido fortes chuvas. Apoiaremos com viaturas, embarcações e efetivo especializado do Corpo de Bombeiros/Defesa Civil”, disse Casagrande em uma rede social.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o Corpo de Bombeiros enviou 10 militares especializados em salvamento.

Também foram empregados cinco botes, um micro-ônibus e uma caminhonete, além de logística para acampamento em qualquer terreno.

Capixabas organizaram pontos que recebem doações para os afetados pela chuva na Bahia. Alguns dos pontos em Vitória são o Armarinho Marlene, o Supermercado Chiabai, o Salão Katy, a Loja Lindy Dias e o Centro Comunitário de Joana D’arc.

De Alagoas, foi enviada uma equipe da Defesa Civil e outra do Grupamento Aéreo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com duas aeronaves.

“Ao todo serão oito pessoas em duas viaturas e um caminhão com barracas para que a gente possa montar uma estrutura para receber as vítimas dessa tragédia”, explicou o tenente-coronel Moisés, coordenador da Defesa Civil Estadual. Já o Grupamento Aéreo está enviando duas aeronaves, um helicóptero e um avião, para auxiliar no transporte de mantimentos e no resgate de vítimas.

 O Governo do Rio Grande do Norte enviou equipes de salvamento e resgate, além de equipamentos, para se somarem aos profissionais de outros estados.

Foram enviados 10 policiais do Ciopaer e 8 bombeiros militares, além do helicóptero Potiguar 01, três picapes e dois botes equipados com motor para salvamento.

Outros cinco policiais do Ciopaer embarcaram na madrugada de domingo, em uma caminhonete, levando parte dos equipamentos para operações de salvamento. E outras duas caminhonetes do Corpo de Bombeiros Militar do RN também levaram dois botes de alumínio.

Fonte: horadopovo.com.br/governos-de-7-estados-mobilizam-aeronaves-e-bombeiros-em-socorro-as-vitimas-na-bahia