Guarulhos acaba com transporte gratuito para cidadãos entre 60 e 64 anos

São Paulo – A cidade de Guarulhos acabou com o direito ao transporte gratuito para pessoas entre 60 e 64 anos. O projeto de lei é de autoria do prefeito Gustavo Henric Costa, o (PSD). E a Câmara de Vereadores aprovou em 23 de dezembro. O Diário Oficial publicou a sanção do prefeito na última terça-feira (28).Desse modo, a nova lei já está valendo. A mudança não afeta quem já tinha direito à gratuidade nas passagens dos ônibus municipais. O valor da tarifa na cidade é de R$ 4,60.

Para o deputado federal Alencar Santana (PT-SP), Guti ataca os direitos de quem mais precisa. “Assim como Bolsonaro, o prefeito Guti age contra o povo mais humilde retirando direitos conquistados ao longo do tempo. A gratuidade no transporte para os que têm mais de 60 existe em Guarulhos desde 2009, no governo do PT. Agora ele retira na calada da noite, sem diálogo com as pessoas e de maneira sórdida”, afirma.

Os cidadãos com 65 anos ou mais continuam com o direito à gratuidade, conforme a Lei Federal. Mas quem vai completar 60 anos ou já tem entre 60 e 64 anos, e ainda não tinha emitido o cartão da gratuidade, não terá mais o direito.

Alencar Santana informa que seu mandato analisa a possibilidade de ingressar com ação contra a medida de Guti, a quem classifica como “Bolsonaro de Guarulhos”.

Hoje foi consumada mais uma maldade do Bolsonaro de Guarulhos, o prefeito Guti, que acabou com o passe livre nos ônibus para pessoas entre 60-64 anos.Esse foi um direito conquistado quando o PT estava na prefeitura para garantir dignidade às pessoas mais idosas e pobres.

— Deputado Alencar (@AlencarBraga13)

Capital e estado

Guti segue os passos de São Paulo, onde o fim da gratuidade para os cidadãos entre 60 e 64 anos foi instaurado em fevereiro deste ano. A medida vale para ônibus municipais de São Paulo e intermunicipais (EMTU), Metrô e CPTM. E obedece determinação do governador João Doria (PSDB) e do então prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB).

Fonte: www.redebrasilatual.com.br/cidades/2021/12/guarulhos-acaba-com-gratuidade-no-transporte-para-cidadaos-entre-60-e-64-anos