IBGE abre 15 mil vagas para recenseadores em 18 estados

Já estão em andamento as inscrições para mais um processo seletivo IBGE, desta vez com 15.075 vagas para recenseadores, cargo que requer ensino fundamental completo. O profissional cumprirá jornada de 25 horas semanais com salários ainda a serem divulgados, conforme edital nº 14/2022.

As oportunidades estão distribuídas entre 18 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Leia também

IBGE: inscrições gratuitas e presenciais

Interessados terão somente cinco dias para se candidatar (entre 28 de julho e 1º de agosto de 2022) diretamente em um dos postos de inscrição relacionados no do documento completo, com a entrega do formulário de inscrição devidamente preenchido.

“Ao preencher o formulário, o candidato deve considerar apenas a titulação acadêmica de maior pontuação”, pontua o edital. Documentação original ou fotocópia autenticada serão exigidas no momento da contratação.

Edital IBGE: vagas e requisitos

“A jornada de trabalho estipulada para a função de Recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento”, afirma o documento, que destaca também a necessidade de comparecimento do profissional ao posto de coleta nos dias e nos horários estipulados.

Entre as 15 mil vagas temporárias, 1.022 são destinadas a pessoas com deficiência – . A principal atribuição dos profissionais selecionados será coletar em todos os domicílios, presencialmente e/ou por telefone, as informações referentes ao Censo Demográfico 2022.

Processo seletivo IBGE: análise de títulos

Única etapa do certame simplificado, a avaliação curricular levará em conta somente a maior titulação acadêmica apresentada pelo candidato:

    Será considerado aprovado quem obtiver aproveitamento igual ou superior a um ponto. A lista completa de municípios de abrangência consta em documento separado, no anexo I do .

    Saiba mais

    Os dados populacionais mais recentes do Censo Demográfico datam de 2010, quando foi realizada a pesquisa mais atual disponível.

    O novo certame para contratação de recenseadores é válido por um ano, contado da data de assinatura do primeiro contrato e prorrogável por igual período. Outras informações sobre o processo seletivo simplificado do IBGE podem ser acessadas no completo e anexos ou, em caso de dúvidas, solicitadas diretamente ao órgão pelo e-mail.

    Leia também

      Fonte: concursosnobrasil.com/concursos/2022/07/28/ibge-abre-15-mil-vagas-imediatas-para-recenseadores